Política
Agora é oficial: Rodrigo é pré-candidato e vai “liderar” chapas do PSDB
Em pré-campanha desde o final de 2021, o tucano nunca negou que vai disputar a eleição de olho na cadeira ocupada por Renan Filho

O senador Rodrigo Cunha (PSDB) é agora pré-candidato ao governo de Alagoas. A novidade, agora, é que a informação é oficial.
Em pré-campanha desde o final de 2021, o tucano nunca negou que vai disputar a eleição de olho na cadeira ocupada por Renan Filho – pelo menos nas próximas duas semanas. Ainda assim, faltava a confirmação. E ela veio nas redes sociais do PSDB nacional.
O encontro com o presidente do partido, Bruno Araújo, não foi casual. Foi a senha para que os deputados estaduais Dudu Ronalsa e Cibele Moura peçam para sair.
“Serão convidados a deixar o partido, porque já declararam apoio a Paulo Dantas”, anunciam um importante interlocutor.
Nesta quarta-feira (16/03), chegou a circular informação de que os dois parlamentares teriam sido “expulsos”. Não foram, mas podem ser se não houver uma saída negociada. Isso porque Rodrigo Cunha teria assumido o compromisso com um grupo formado por 10 pré-candidatos a deputado estadual, incluindo Davi Maia, que os parlamentares não ficariam na chapa em função do apoio a candidato a governador de outro partido.
A expectativa é que o deputado estadual Marcos Barbosa, do Cidadania (que federou com o PSDB), também mude de partido. “Ele não poderá ser expulso por Rodrigo Cunha, mas poderá ter a legenda negada mais à frente”, alerta o interlocutor.
Na postagem em que registrou o encontro entre Araújo e Cunha, o PSDB nacional não só confirmou a pré-candidatura do tucano ao governo, como também foi formalizado o “aval” para “liderar a formação das chapas de dep. estadual e federal no estado, o que também envolve direcionar os caminhos da federação PSDB/Cidadania”.
Em outras palavras, Rodrigo Cunha poderá – se quiser – convidar os deputados a “sair” do partido. E fará isso para não correr o risco de perder um grupo que tem se mantido fiel ao seu projeto.
