Política
Pesquisa trará retrato “desfocado” da eleição para governo de Alagoas
Pesquisa está sendo realizada hoje (28), mas não traz nomes praticamente confirmados na disputa

A informação já foi antecipada em outros sites e blogs. De acordo com registro feito no TSE, está sendo realizada nesta sexta-feira (28), em todo o Estado, pesquisa eleitoral do DataSensus para o governo e o Senado em Alagoas.
Pesquisa, como se diz em política, é o “retrato” do momento. Se assim for, a próxima “foto” sairá desfocada ou “incompleta”.
O questionário registrado junto com a pesquisa traz, na questão estimulada, os nomes de cinco pré-candidatos ao governo de Alagoas – Rodrigo Cunha, Jó Pereira, Renato Filho, Antônio Albuquerque e Paulo Dantas. De fora ficou, inexplicavelmente Rui Palmeira, pré-candidato declarado ao governo que está empatado tecnicamente na liderança com Rodrigo Cunha, segundo as últimas pesquisas de “gaveta” – mas com ampla circulação – realizadas por importantes institutos locais.
Para o Senado, não é muito diferente. Na estimulada, são citados os nomes de Fernando Collor, Davi Davino Filho, Fábio Costa e Renan Filho. De fora ficou Ronaldo Lessa, que aparece bem em outras sondagens.
A não inclusão de Rui, Ronaldo e de outros nomes, a exemplo de JHC, não foi certamente por falta de espaço ou metodologia. Na questão estimulada para presidente são citados dez candidatos.
O DataSensus, nesse caso, não pode nem deve receber nenhum tipo de crítica ou questionamento. A pesquisa, com valor de R$ 30 mil, foi contratada por uma empresa de comunicação local.
Fevereiro começará com um norte (meio sem norte) do que o eleitor deve ter como opções nas urnas, nas eleições de outubro.
A pesquisa, que está registrada com o número 07120/2022, será divulgada no dia 1º de fevereiro. Para ter acesso ao registro da pesquisa acesse a esse endereço e no campo pesquisa escolha Alagoas como UF. Acesse PesqEle.
Veja aqui o questionário: datasensus governo fev 22
