Política

Conselheiro de Bolsonaro relata que havia rachadinha nos gabinetes da família

Informações também apontam a ex-mulher do presidente como comandante do caso

Por Redação com G1 21/01/2022 13h01 - Atualizado em 21/01/2022 16h04
Conselheiro de Bolsonaro relata que havia rachadinha nos gabinetes da família
Divulgação - Foto: Reprodução

Waldyr Ferraz, amigo e conselheiro do atual gestor do Brasil, Jair Messias Bolsonaro (PL), em entrevista a revista Veja, informou que houve rachadinha no gabinete do presidente quando ele foi deputado federal. Segundo as informações, a prática ocorreu também nos gabinetes dos filhos do presidente Flávio Bolsonaro (PL-RJ), quando ele era deputado estadual, e Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), vereador.

Segundo Ferraz, quem comandava a rachadinha era a ex-mulher de Bolsonaro Ana Cristina Valle. Ferraz afirma que Jair Bolsonaro não sabia da prática e que só teve conhecimento das rachadinhas em novembro de 2018, depois de ter sido eleito presidente. Os citados por Waldyr negam que tenha havido rachadinha.

O que é a rachadinha?

A rachadinha ocorre quando o gabinete de um parlamentar contrata alguém com a condição de que vai ficar com parte do salário da pessoa. Muitas vezes, se trata de um funcionário fantasma, que nem vai ao gabinete. A prática é ilegal. Ao longo dos três anos do mandato, Bolsonaro tem enfrentado denúncias de rachadinha na família.

À Veja, Ferraz detalhou como funcionava a rachadinha nos gabinetes da família. Ele disse que Ana Cristina contratava pessoas dispostas a devolver parte do dinheiro. Ela recolhia os documentos, abria contas bancárias em nome dos funcionários e ficava com parte dos salários.

"Ela fez nos três gabinetes. Em Brasília (na Câmara dos Deputados), aqui no Flávio (na Assembleia Legislativa do Rio) e no Carlos. O Bolsonaro deixou tudo na mão dela para ela resolver. Ela fez a festa. É isso. Ela que fazia, mas quem é que assinava? Quem assinava era ele. Ele vai dizer que não sabe? É batom na cueca. Como é que você vai explicar? Ele está administrando. Não tem muito o que fazer", informou.