Política

Escolha do vice-governador tampão vira desafio para MV, Arthur e RF

Deputado estadual Paulo Dantas surge como nome de consenso

Por Blog Edivaldo Júnior 19/01/2022 07h07 - Atualizado em 19/01/2022 07h07
Escolha do vice-governador tampão vira desafio para MV, Arthur e RF
Palácio República dos Palmares, sede do poder executivo de Alagoas - Foto: Reprodução

O nome do governador-tampão, a ser eleito num eventual afastamento de Renan Filho, não deve ser problema para os principais personagens do processo sucessório.

O deputado estadual Paulo Dantas surge como nome de consenso. Conta, por suas características, com apoio dos presidentes da Assembleia Legislativa, Marcelo Victor e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, além de Renan Filho.

O problema parece se concentrar agora na escolha do vice-governador tampão que pode e deve ir para a reeleição junto com Paulo Dantas.

A versão dominante nos bastidores é que nem Arthur Lira, nem Renan Filho abrem mão de indicar o companheiro de chapa de Paulo Dantas.

Não é uma equação simples. Confirmado o afastamento de RF, o futuro governador-tampão vai precisar de um nome que some votos numa eventual campanha de reeleição.

Anote. É esse o critério, ao fim e ao cabo, que deverá ser levado em conta pelos estrategistas do grupo de MV a partir de agora. O desafio será encontrar um nome que seja aceito por Arthur Lira e Renan Filho, mas que tenha também apelo popular.

Mas essa também não é uma questão prioritária para estes personagens no momento. Até que o nome do vice gere impasse ou consenso, eles terão que fazer outros ajustes, a começar pela decisão do governador: fica oi sai?

Mantendo a tradição, o vice poderá ser escolhido ás vésperas da convenção – nesse caso, da eleição indireta.