Política
Leonardo Dias encaminha ofício para Secretaria Municipal de Saúde sobre falta de médicos em UPA
Parlamentar disse que a unidade não está cumprindo a cota mínima de três médicos atendendo entre os horários de 19h e 7h

O vereador Leonardo Dias (PSD-AL) cobra, em um oficio que encaminhará à Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Maceió, que se cumpra o que determina a legislação em relação aos plantões médicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Benedito Bentes.
Ação do parlamentar é resposta às irregularidades que o vereador supostamente encontrou após fiscalizar a unidade no último sábado (04).
Segundo a constatação de Dias, a unidade não cumpre a cota das UPAs de Porte III de disponibilizar, pelo menos, três médicos para atender a população no horário de 19h às 7h. O parlamentar disse que nenhum médico plantonista estava realizando atendimentos durante o período de 19h às 20h, aproximadamente.
“Na UPA do Benedito Bentes, eu conversei com alguns pacientes que esperaram cerca de quatro horas para serem atendidos, o que descumpre o protocolo de Manchester, que fixa o tempo máximo de espera em até duas horas”, afirmou o vereador.
“Além do tempo de espera ter sido mais do que o recomendado, a Unidade passou por um período de aproximadamente uma hora sem médicos. Quando o atendimento foi restabelecido, somente dois médicos estavam trabalhando. Entretanto, as recomendações do Ministério da Saúde determinam que três médicos estejam de serviço durante o período de 19 horas às 7 horas”, complementou.
Além disso, o vereador acusou novamente a unidade de desrespeitar pacientes.
