Política

"A Câmara dos Deputados está se metendo em um escândalo histórico", alerta Renan Calheiros

O senador comemora decisão da ministra do STF, Rosa Weber, e relembra alertas que fez sobre o orçamento secreto e "calote" nos precatórios em discurso na CPI

Por Redação com informações do Estado de S. Paulo 08/11/2021 08h08
'A Câmara dos Deputados está se metendo em um escândalo histórico', alerta Renan Calheiros
Senador Renan Calheiros (MDB-AL) - Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) usou as redes sociais nesse domingo (7) para elogiar a decisão da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber, de suspender o suposto "orçamento secreto", onde o governo federal repassaria fundos para sua base aliada.

"No discurso de encerramento da CPI da Covid, alertei para o atentado perpetrado com o calote dos precatórios e o orçamento secreto. A Câmara dos Deputados está se metendo em um escândalo histórico. A decisão da ministra Rosa Weber vem em boa hora para enterrar a PEC e zerar o jogo", comentou o parlamentar.

Além do orçamento, o senador espera que a decisão da ministra possa afetar a votação em segundo turno da PEC dos Precatórios - que ele chama de "calote dos precatórios" - que teve o texto-base aprovado em primeiro turno na madrugada da última quinta-feira (4).

Orçamento secreto

Nesse domingo, a ministra Rosa Weber suspendeu temporariamente os repasses do chamado orçamento secreto, revelado pelo jornal Estado de S. Paulo em maio. Segundo revelado o jornal, o repasse seria para facilitar a aprovação de projetos da base governista no congresso e senado.

No caso da PEC dos Precatórios, segundo a reportagem do Estadão, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) decidiu abrir o cofre e acelerou a liberação de dinheiro público a deputados na véspera da votação do projeto.

Ainda de acordo com a reportagem, o governo empenhou R$ 1,2 bilhão das chamadas emendas de relator-geral, mecanismo usado para repasses pelo orçamento.