Política

Análise: prefeito JHC e senador Rodrigo Cunha estão no páreo para governador em 2022

O senador monta a pré-campanha, mas o prefeito de Maceió anda bem avaliado com ações como passe livre e isenção do ISS

Por Redação com com informações do blog do Edivaldo Júnior 26/09/2021 11h11
Análise: prefeito JHC e senador Rodrigo Cunha estão no páreo para governador em 2022
Apesar de não falar abertamente sobre candidatura, JHC tem boas avaliações - Foto: Reprodução

O senador Rodrigo Cunha (PSDB-AL) está em plena pré-campanha para o governo. O prefeito de Pilar, Renato Filho (PSC), a deputada estadual Jó Pereira (MDB) e o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Marcelo Victor (SDD) também estão atuando na pré-disputa, segundo a avaliação de analistas.

O prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PSB-AL), continua correndo por fora. JHC não está em pré-campanha, mas tem o nome especulado por outros parlamentares e analistas. JHC, que está entre os prefeitos mais bem avaliados do Brasil segundo o deputado federal Felipe Carreras (PSB-PE), teve seu nome mencionado pelo próprio parlamentar como uma possível candidatura própria do partido para a presidência do Brasil.

Para o jornalista Edivaldo Júnior, ações como passe livre ou isenção do ISS – para evitar aumento da passagem de ônibus – ajudam a manter a cotação de JHC em alta. Tanto que o prefeito de Maceió segue na liderança em todas as pesquisas para o governo de Alagoas.

De acordo com interlocutores, o prefeito de Maceió ainda tem algumas ações para disparar até o começo do próximo ano.

Do mesmo grupo de JHC, Cunha chega a liderar algumas sondagens. Para Edivaldo Júnior, situação do senador é "bem menos confortável".

De acordo com a avaliação do jornalista, Cunha precisa construir uma candidatura efetivamente competitiva. Do contrário, JHC, apesar de atualmente não dar voz à possíveis candidaturas, pode entrar na disputa. Para Edivaldo Júnior, João Henrique está disposto a disputar o governo já no próximo ano, desde que avalie que tem o nome mais viável do grupo para chegar ao Palácio dos Palmares.

Um outro motivo citado pelo jornalista para que o prefeito da capital alagoana concorra o governo em 2022 é a rivalidade de JHC com o governador Renan Filho (MDB-AL), que o jornalista avalia que pode se intensificar ainda mais até 22.