Política

Durante fiscalização PRF prende motorista de caminhão com anfetamina em Pilar

Ele alegou, ainda, que comprou a substância de outro caminhoneiro na cidade de Xexéu, no estado de Pernambuco

Por Redação com Gazeta Web 20/09/2021 15h03
Durante fiscalização PRF prende motorista de caminhão com anfetamina em Pilar
Imagem ilustrativa - Foto: Reprodução

Na última sexta feira (17) a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deteve um caminhoneiro por porte de droga para consumo, no km 107 da BR 101, no município de Pilar, interior de Alagoas.

De acordo com informações repassadas pela PRF, durante a averiguação, os policiais solicitaram os documentos pessoais e do veículo. Também foi questionado ao motorista, que não teve sua identidade divulgada, se ele possuía algum material ilícito.

Neste momento, ele entregou uma cartela de Nobésio contendo 06 comprimidos. O homem informou que fazia uso da droga há aproximadamente 07 meses. Ele alegou, ainda, que comprou a substância de outro caminhoneiro na cidade de Xexéu, no estado de Pernambuco.

Diante dos fatos, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime de porte de droga para consumo.

O que é anfetamina?

Anfetamina é uma droga sintética que age diretamente no sistema nervoso central, estimulando a sua atividade. A substância traz uma falsa sensação de bem-estar e disposição, enquanto, na verdade, ela causa dependência e diversos efeitos colaterais negativos para o corpo e o cérebro.

Quais prejuízos traz para quem a consome?

Um dos prejuízos causados pela anfetamina é a excessiva elevação da temperatura corporal. Ela pode chegar a níveis tão altos que acarretam a morte do indivíduo devido aos impactos negativos sobre as proteínas. Além disso, compromete gravemente a saúde e as capacidades mentais, causando:

insônia;
cansaço excessivo;
perda de apetite;
náuseas;
boca seca;
coceira;
dor de cabeça;
visão turva;
taquicardia;
lesões cerebrais;
dilatação das pupilas;
espasmos no maxilar;
contração muscular;
depressão;
perda do controle dos membros;
alterações na pressão arterial;
diarreia;
gastrite;
irritabilidade.
Ou seja, no primeiro momento a anfetamina traz uma sensação agradável, mas está provocando diversas reações orgânicas e cerebrais. Enquanto atua, desencadeia diversos sintomas, e quando seu efeito passa, provoca outros.