Política

Ministério Público irá apurar denúncias sobre suposta fraude no concurso da PMAL

Órgão recebeu vários informes sobre compra de gabarito e outras irregularidades

Por Redação com Gazetaweb 13/09/2021 16h04
Ministério Público irá apurar denúncias sobre suposta fraude no concurso da PMAL
Resultado da 1° etapa do concurso foi divulgado na última sexta-feira (10) - Foto: Reprodução/Internet

Após denúncias sobre possíveis irregularidades cometidas na primeira etapa do concurso público da Polícia Militar de Alagoas (PMAL), o Ministério Público de Alagoas (MPAL) informou que irá apurá-las, abrindo procedimento de investigação. 

De acordo com o Ministério, os informes que chegaram serão encaminhados à coordenação da Promotoria da Fazenda Pública Estadual. A partir disso, será feita a distribuição ao promotor que irá comandar a apuração.

“Agora, como se trata de uma denúncia de que houve fraude na compra de gabaritos, o Ministério Público vai investigar se, de fato, houve crime e quem podem ser os envolvidos. Caso seja confirmada a prática, o processo retorna à Fazenda Pública Estadual, de onde poderemos nos posicionar, inclusive, sobre pedido de anulação, como está sendo cogitado”, explicou o promotor Jamil Barbosa.

Além da suspeita da venda do gabarito, os candidatos que cumpriram todas as exigências e estariam em conformidade com o edital denunciam que uma grande quantidade de inscritos foi aprovada, mas não completaram o Ensino Fundamental. 

Segundo relatos de alguns inscritos, as respostas foram vendidas ao preço de R$ 10 mil. O pagamento também incluía R$ 40 mil, a serem parcelados quando o policial estivesse formado.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) determinaram investigações e prometeram eliminar os candidatos envolvidos em possíveis fraudes.