Política

Reviravolta: PT deve montar pela primeira vez chapa federal em Alagoas

Partido busca consolidar nomes e apoio para disputar vagas na Câmara dos Deputados em 2026

Por Redação com Blog do Edvaldo Júnior 08/02/2026 12h12 - Atualizado em 08/02/2026 14h02
Reviravolta: PT deve montar pela primeira vez chapa federal em Alagoas
Reviravolta: PT deve montar pela primeira vez chapa federal em AL - Foto: Reprodução

Em menos de um mês de articulações, o presidente estadual do PT em Alagoas, Ronaldo Medeiros, conseguiu montar metade da chapa de candidatos a deputado federal do partido. O movimento pode resultar em um feito inédito: a formação de uma chapa competitiva para disputar vagas na Câmara dos Deputados.

O avanço chama atenção porque o PT nunca conseguiu, sozinho, estruturar uma chapa forte no estado. Nem mesmo o atual deputado federal Paulão havia alcançado esse objetivo. Em 2022, sua eleição só foi possível graças à federação com o PV, que trouxe nomes de peso articulados por lideranças como Luciano Amaral e Marcelo Victor.

Agora, além de Paulão, já confirmado para a reeleição, Medeiros assegurou a presença de Pastor Wellington, Izael Ribeiro, Dafne Orion e formalizou convite ao deputado federal Daniel Barbosa. O objetivo é eleger de um a dois parlamentares em 2026.

Busca de aliados
Para ampliar o arco de apoio, o dirigente já iniciou conversas com lideranças governistas, incluindo o governador Paulo Dantas e o senador Renan Calheiros, além da direção nacional do partido. Uma reunião do grupo de trabalho eleitoral do PT em Alagoas está marcada para a próxima segunda-feira.

Autocrítica
O ex-presidente do PT em Maceió e atual secretário de Direitos Humanos, Marcelo Nascimento, avaliou o avanço como positivo, mas defendeu ajustes e autocrítica, especialmente em relação à desistência tardia de Paulão da disputa pelo Senado. Ele destacou que candidaturas à reeleição precisam ser lançadas com antecedência e que a montagem da chapa não pode depender apenas da direção estadual.

Segundo Nascimento, a reeleição de Paulão e a eventual entrada de Daniel Barbosa fortaleceriam o PT em Alagoas e o governo do presidente Lula. Convites também foram feitos à vereadora Silvana Barbosa e à ex-deputada federal Tereza Nelma.