Política

Três prefeitos podem renunciar para disputar o governo de Alagoas

Nas articulações para as próximas eleições, alguns prefeitos podem surpreender

Por Redação com Blog do Edivaldo Júnior 12/09/2021 11h11 - Atualizado em 12/09/2021 11h11
Três prefeitos podem renunciar para disputar o governo de Alagoas
Imagem Ilustrativa - Foto: Reprodução

Se diz que na política, não existem espaços vazios. De olho no “vácuo”, tem gente sonhando em sentar na cadeira que é de Renan Filho (MDB) – no mínimo até abril do próximo ano.

Entre os deputados estaduais, ao menos 5 nomes já foram ou são ventilados para a missão: Antônio Albuquerque (PTB), Davi Davino Filho (PP), Jó Pereira (MDB), Marcelo Victor (SDD) e Paulo Dantas (MDB).

Na bancada federal de Alagoas, o senador Rodrigo Cunha (PSDB) já está em pré-campanha ao governo e os deputados Marx Beltrão (PSD) e Isnaldo Bulhões (MDB), que nunca esconderam o desejo de ser governador, esperam uma oportunidade para tentar emplacar seus nomes.

Estes concorrentes são “naturais”. Senadores e deputados costumam ser lembrados para disputar o governo, em função do peso político e da coincidência da renovação de mandatos.

Nas articulações para as próximas eleições, a novidade é que vários prefeitos estão tentando entrar no jogo.

Para eles, a maior dificuldade será renunciar faltando dois anos e nove meses para terminar o mandato. Nada que não se resolva com um vice de confiança.

Na lista, três nomes já estão postos na mesa. Renato Filho (PSC), prefeito de Pilar, foi o primeiro a se lançar ao governo. Contratou marqueteiro, montou assessoria e está em pré-campanha. Ainda assim, não tem conseguido “decolar”.

O outro nome é o de João Henrique Caldas (PSB). O prefeito de Maceió lidera pesquisas, é considerado favorito por muitas lideranças políticas, mas está apenas no seu primeiro mandato, o que pode dificultar uma disputa já em 2022.

O presidente da AMA e prefeito de Cacimbinhas, Hugo Wanderley (MDB) continua com o nome entre os possíveis candidatos ao governo. Mas segue, como sempre, discreto e trabalhando em total alinhamento com o grupo de Renan Filho.

A “novidade” é que não são apenas eles os citados ou interessados em disputar o governo no próximo ano.

Dois prefeitos de grandes cidades tem aparecido como possíveis candidatos ao governo em 2022. Um deles é Júlio Cezar (MDB), de Palmeira dos Índios.

Com um vice de confiança, cada vez mais “alinhado” com o grupo de Renan Filho, Júlio já foi candidato ao governo em 2014 e se saiu bem.

Agora mais experiente, Júlio pode ser um nome forte, especialmente se tiver um palanque de peso. Disposição, ele já disse a vários interlocutores que tem. Em outras palavras, se for “convocado” entra em campo.

E por fim, um nome que pode causar surpresas. Outro possível candidato ao governo é ninguém menos que Luciano Barbosa (MDB), o prefeito de Arapiraca. Há quem diga que ele reúne condições e teria disposição para isso.

Matemática


Sao 5 prefeitos citados aqui, como três deles são do mesmo partido, o MDB, apenas três poderiam ser candidatos: um do MDB, outro do PSC e outro do PSB.