Política

Três parlamentares alagoanos aparecem na lista de "Cabeças" do Congresso Nacional

Pesquisa destaca os 100 políticos brasileiros mais influentes em uma lista anual

Por Redação com com informações do blog do Edivaldo Júnior 29/08/2021 11h11 - Atualizado em 29/08/2021 12h12
Três parlamentares alagoanos aparecem na lista de 'Cabeças' do Congresso Nacional
Divulgação - Foto: Diap

Três políticos alagoanos aparecem na edição de 2021 das "Cabeças" do Congresso Nacional, uma pesquisa com resultados anuais elaborada há 28 anos pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – Diap.

Os “Cabeças” do Congresso Nacional são, na definição do DIAP, aqueles parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades, a exemplo da negociação, articulação e organização, debate, formulação e formação de opinião; destacando 100 dos mais influentes.

Na lista de 2021 aparecem três alagoanos, um senador e dois deputados federais, eles são Renan Calheiros (MDB-AL), Arthur Lira (PP-AL) e Isnaldo Bulhões Júnior (MDB-AL).

O senador Renan Calheiros, relator da CPI e 'veterano' na lista, aparece nela pela 25a vez. É o segundo parlamentar que mais vezes apareceu na relação do Diap ao longo das 28 edições, cuja série começou em 1994 – antes do primeiro mandato dele no Senado. Só o senador Paulo Paim (PT-RS), presente nas 28 edições, apareceu mais que o político alagoano.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, apareceu na lista pela quinta vez, de acordo com informações do jornalista Edivaldo Júnior, o parlamentar é um dos mais influentes de sua geração e continuará assim enquanto atuar no Congresso Nacional.

O 'novato' que estreia na lista é o advogado Isnaldo Bulhões Junior, No seu primeiro mandato, o deputado foi ser eleito para a suplência da Mesa Diretora da Câmara dos Deputados. Além de que, Isnaldo também foi eleito, no começo deste ano, para líder de seu partido, que tem uma das maiores bancadas da Casa.

O Diap

Departamento responsável pesa pesquisa "Os 'Cabeças' do Congresso Nacional", O DIAP é o Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar, fundado em 19 de dezembro
de 1983, para atuar junto aos Poderes da República, em especial no Congresso Nacional, com
vistas à institucionalização e transformação em normas legais das reivindicações predominantes,
majoritárias e consensuais do movimento sindical.