Política

Renan Calheiros diz que a CPI só se fortalece e 'muitas bombas' ainda virão

O senador acusa Jair Bolsonaro, Flávio Bolsonaro e Polícia Federal de tentarem impedir sua relatoria no inquérito

Por Redação com com informações da Revista Veja 29/08/2021 10h10 - Atualizado em 29/08/2021 11h11
Renan Calheiros diz que a CPI só se fortalece e 'muitas bombas' ainda virão
Senador e relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL) - Foto: Edilson Rodrigues

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) usou ontem (28) as redes sociais para afirmar que ainda virão "bombas" na Comissão Parlamentar de Inquérito da Pandemia, conhecida como CPI da Covid e fazer diversas acusações contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Polícia Federal (PF) e o filho "01" do presidente, o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ).

Renan acusa de usarem a Justiça para tentar impedir sua relatoria na Comissão, onde parlamentares investigam irregularidades na gestão da pandemia do novo coronavírus do Governo Federal. "Tentaram na Justiça me impedir na Relatoria. Bolsonaro foi a Alagoas só agredir. Inquérito contra a CPI.", afirma o senador, que finaliza ao falar: "A CPI só se fortalece e muitas bombas ainda virão".

O senador vincula uma postagem da Revista Veja, onde é noticiado o fato que a Procuradoria Geral da República (PGR) se manifestou ao Supremo Tribunal Federal (STF) à favor de Renan Calheiros, que estava sob um indiciamento pela Polícia Federal em um inquérito que apura corrupção passiva e lavagem de dinheiro no suposto recebimento pelo emedebista de 1 milhão de reais em propina da Odebrecht.

O caso em questão

De acordo com informações da Veja, a PF acusou o senador de ter sido beneficiado com vantagens indevidas em 2012, em troca de sua atuação a favor de um projeto de interesse da empreiteira baiana. O Projeto de Resolução do Senado 72/2010 limitava a concessão de benefícios fiscais por estados a produtos importados, medida que beneficiava a Braskem, braço petroquímico do Grupo Odebrecht.