Política

Renan comemora decisão de Pacheco e afirma que pedido de impeachment é "loucura" de Bolsonaro

O pedido havia sido feito pelo presidente Jair Bolsonaro na sexta-feira (20), mas o presidente do Senado já negou a abertura do processo

Por Redação com Metrópoles 26/08/2021 16h04
Renan comemora decisão de Pacheco e afirma que pedido de impeachment é 'loucura' de Bolsonaro
Senador Renan Calheiros - Foto: Marcos Oliveira / Agência O Globo

O presidente do Senado federal, Rodrigo Pacheco, durante coletiva de imprensa, negou a abertura de processo de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O pedido havia sido feito pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, alegando que o magistrado desrespeita a Constituição.

Segundo Pacheco, essa rejeição foi feita por causa do parecer, mas também para restabelecer a paz entre os Poderes. “Quero crer que essa decisão possa constituir um marco de restabelecimento das relações entre os Poderes. Da pacificação e da união nacional que tanto nós pedimos, porque é fundamental para o bem-estar da população brasileira”, falou.

O relator da CPI da Covid-19, Renan Calheiros, deixou claro estar contente com a decisão, que considerou "enfática, coerente e patriótica". Disse ainda que o pedido de impeachment é“loucura” de Bolsonaro.

Sou eterno defensor da separação dos poderes e faço questão de enfatizar isso. Como fiz críticas ao presidente do Senado Federal, que deveria ser mais enfático na defesa da separação dos poderes, quero [agora] elogiar o presidente do Senado, que ontem arquivou a loucura do presidente da República pedindo o impeachment do ministro Alexandre de Moraes”, declarou.

Queria em alto e bom som, em nome da CPI, dizer ao Brasil, que estamos comemorando a decisão enfática, coerente e patriótica do presidente do Senado em arquivar essa loucura que signifca esse pedido de impeachment pelo presidente Jair Bolsonaro, numa invasão de competência nunca vista na história da República. Como fiz críticas anteiores quero me redimir e de público elogiar o presidente do Senado Federal”, acrescentou.