Política

Eleição de governador pode ir para 2º turno com um nome de Renan Filho e outro de JHC

Primeiros colocados nesse cenário do levantamento são Rodrigo Cunha e Alfredo Gaspar

Por Redação com Blog do Edivaldo Junior 06/08/2021 11h11
Eleição de governador pode ir para 2º turno com um nome de Renan Filho e outro de JHC
Imagem ilustrativa - Foto: Reprodução

Uma pesquisa inédita do Ibrape, realizada entre os dias 15 e 18 de julho deste ano, aponta que a eleição para governador no estado de Alagoas pode ir para o segundo turno com um nome de Renan Filho e outro de JHC.

O colunista Edivaldo Júnior teve acesso a sondagem com exclusividade à trecho da pesquisa e afirma que existem dois possíveis cenários para o governo, um espontâneo e outro estimulado. No cenário estimulado são apresentados vários nomes que circulam como possíveis candidatos ao governo – alguns do mesmo grupo político.

Há quatro nomes do grupo de Marcelo Victor/Arthur Lira e três do grupo de Renan Filho. Ainda assim o levantamento serve para apontar tendências e revela que, se as eleições fossem hoje, os grupos de Renan Filho e de JHC poderiam ter candidatos disputando um eventual segundo.

Os primeiros colocados nesse cenário da pesquisa são políticos que se tornaram mais conhecidos em todo o Estado ou na capital nas últimas eleições, o senador Rodrigo Cunha e o secretário de Segurança Pública Alfredo Gaspar.

De acordo com o levantamento estimulado, se a eleição fosse hoje e estes fossem os candidatos, o senador Rodrigo Cunha ficaria em primeiro e teria 23%, o secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça ficaria em segundo, com 18% e o deputado estadual Davi Davino Filho seria o terceiro com 11%.

Os deputados Antônio Albuquerque e Jó Pereira teriam 3%, cada um; os deputados Marcelo Victor, Paulo Dantas e o prefeito de Pilar, Renato Filho, teriam 2% cada; O secretário de Saúde do Estado, Alexandre Ayres, e o deputado federal Isnaldo Bulhões tiveram, cada, 1% das citações. O prefeito de Cacimbinhas, Hugo Wanderley não foi citado. Dos entrevistados 17% disseram que estão indecisos e 17% disseram que votariam branco ou nulo.

Na espontânea, os entrevistados citaram Renan Filho (7,1%), Alfrego (3,1%), Rodrigo (3%), Davi (2,9%), JHC (1,3%), AA (0,8%), Paulo Dantas (0,5%), Ayres, Jó, MV, Renato (0,4% cada), Fernando Collor, Isnaldo e Ronaldo Lessa (0,2% cada um), e Cícero Cavalcante (0,1%). Não sabe, não opinou (79%).

O instituto ouviu 2.000 alagoanos entre os dias 15 e 18 de julho em todos os municípios de Alagoas. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos e a margem de confiança é de 9%.