Política

Ronaldo Lessa pode assumir a prefeitura de Maceió ainda em 2022

Em caso de um eventual afastamento de JHC, Lessa por assumir o cargo de prefeito

Por Redação com Blog do Edivaldo Júnior 05/08/2021 10h10 - Atualizado em 05/08/2021 11h11
Ronaldo Lessa pode assumir a prefeitura de Maceió ainda em 2022
Vice-prefeito Ronaldo Lessa - Foto: Reprodução

O vice-prefeito de Maceió, Ronaldo Lessa (PDT), pode assumir, em definitivo, a prefeitura a partir de abril de 2022, em caso de eventual afastamento do prefeito João Henrique Caldas (PSB).

Segundo o jornalista Edivaldo Júnior, ainda há dúvidas se JHC tentará um mandato em 22 ou 26. Isso porque teria que ir para a disputa, no próximo ano, apenas treze meses depois de ter assumido a prefeitura. Antes disso, o vice Ronaldo Lessa sentará na cadeira de prefeito por pelo menos alguns dias.

Na próxima sexta-feira (6), JHC embarca para uma missão em Medellín, na Colômbia. Vai a convite de Eduardo Lyra, o Edu Lira da ONG Gerando Falcões, que fechou importantes parcerias com a prefeitura de Maceió este ano.

Com a viagem à Colômbia, JHC vai conhecer de perto projetos que ajudaram a reduzir a violência na segunda maior cidade do país, através da transformação de favelas em espaços urbanos modernos e acolhedores.

A Gerando Falcões estabeleceu parcerias com o prefeito para tocar o projeto Favela 3D (veja texto abaixo). A ONG também vai investir R$ 500 mil na distribuição de vale alimentação em Maceió.

JHC retorna a Maceió no dia 16. Ronaldo Lessa, portanto, ficará na cadeira do prefeito por alguns dias. Depois disso é esperar pela nova viagem internacional de JHC ou quem sabe por um cenário inesperado em 2022.

Conheça os projetos


Favela 3D: Prefeito JHC firma parceria com ONG Gerando Falcões para avanços no Vergel


O prefeito JHC firmou parceria com a ONG Gerando Falcões para o desenvolvimento da Favela 3D em Maceió. A ação irá promover moradia digna e urbanismo social, geração de renda na comunidade e desenvolvimento social às famílias que vivem em situação de extrema pobreza na região da orla lagunar da capital.

Com o intuito de garantir uma favela digna, digital e desenvolvida, o prefeito JHC afirmou que o Vergel do Lago é um espaço que tem tudo a ver com a Favela 3D.

“É vitória do povo, da nossa cidade. A gente vai ser vitrine e fonte de inspiração. Temos dentro da nossa cidade uma área muito especial representada na nossa bandeira, que é a nossa Lagoa Mundaú. O Vergel é uma região que tem uma fauna, uma flora muito rica e um povo batalhador e empreendedor e que tem tudo a ver com a favela 3D. Vamos executar da melhor maneira possível”, pontuou.


Prefeito JHC e ONG Gerando Falcões se unem para transformar realidade do Vergel do Lago


Transformar a realidade social do Vergel do Lago, um dos bairros mais carentes de Maceió, é um dos desafios diários do prefeito JHC. Uma parceria entre a Prefeitura e a ONG Gerando Falcões começou a ser definida em reunião virtual entre JHC e o CEO fundador da instituição, Eduardo Lyra. Eles pretendem desenvolver um plano de emancipação social das famílias que habitam na localidade.

“Confio e acredito muito no trabalho de vocês. Feliz agora como prefeito em ser essa ponte para conectarmos as figuras corretas e podermos transformar, especialmente os locais de maior vulnerabilidade social. Já estamos construindo 1.700 moradias que serão parte importante desse processo de revitalização da nossa orla lagunar”, disse JHC dirigindo-se a Eduardo Lyra.

O prefeito ressaltou o poder que têm os projetos de inovação social com os quais a ONG trabalha. “São iniciativas que têm efeitos reais na vida das pessoas de maneira extraordinária, com credibilidade. Mesmo que as pessoas não acreditem no potencial que têm, mas vocês vão lá e fazem com que elas despertem para o futuro, para o amanhã, e a partir daquele momento tudo muda na vida delas”, afirmou.