Política

Sem vice, Renan Filho deve enfrentar um dilema nas eleições de 2022

Mesmo que vá disputar o Senado, o governador de Alagoas precisa fazer um sucessor

Por Redação com Blog do Edivaldo Júnior 01/08/2021 10h10 - Atualizado em 01/08/2021 11h11
Sem vice, Renan Filho deve enfrentar um dilema nas eleições de 2022
Sem vice-governador, Renan Filho tem um dilema pela frente nas eleições de 2022 - Foto: Márcio Ferreira

Sem vice-governador, Renan Filho tem um dilema pela frente nas eleições de 2022. Segundo o jornalista Edivaldo Júnior, tudo foi traçado para que o grupo de Renan elegesse o sucessor – fosse ele ou não candidato em 2022. Um deles poderia ter sido mais provável se Luciano Barbosa, atual prefeito de Arapiraca, tivesse continuado no governo.

Ainda segundo o jornalista, no primeiro cenário, Renan Filho fica no governo, enquanto no segundo, ele sai do governo (se desincompatibiliza) e apoia um candidato a governador da Assembleia Legislativa e/ou de Arthur Lira. No terceiro, ele sai e lança um candidato a governador.

Nesse momento, Renan Filho tenta decifrar, mais do que números, o sentimento das ruas. Mesmo que vá disputar o Senado ou a vice-presidência (como se ventila nos bastidores e na mídia), o governador quer – e precisa – fazer o sucessor.

O próximo governador deve ser, na visão que predomina no grupo de Renan Filho, alguém amigo e que dê continuidade a gestão.

E nada impede que seja um nome da Assembleia Legislativa – desde que tenha viabilidade eleitoral. Ou seja, tem que ser um candidato com perfil capaz de conquistar o voto popular – decisivo em qualquer eleição majoritária em Alagoas.