Política

Eleições 2022: Arthur Lira avisa que tem candidato viável ao governo de Alagoas

Na última sexta (23), Lira se reuniu em um hotel em Maceió com 45 prefeitos, o presidente da ALE e alguns deputados estaduais

Por Redação com Blog do Edivaldo Júnior 28/07/2021 08h08 - Atualizado em 28/07/2021 12h12
Eleições 2022: Arthur Lira avisa que tem candidato viável ao governo de Alagoas
Arthur Lira pode apoiar candidatura de deputado estadual ao governo - Foto: Reprodução

Na sexta-feira (23), Arthur Lira, reuniu em um hotel de Maceió, 45 prefeitos (de várias legendas), o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Marcelo Victor, os deputados estaduais Paulo Dantas, Jó Pereira, Dudu Ronalsa, Ângela Garrote e Galba Novaes, além de lideranças políticas.

Na reunião, como registrou o Gazetaweb, Lira tratou da “privatização” da Casal na Grande Maceió e teria desaconselhado os prefeitos a aderir aos novos blocos que estão sendo formados para um novo edital de concessão do serviço de saneamento nos demais municípios.

Além disso, segundo informações veiculadas no blog do jornalista Edivaldo Júnior, um dos assuntos principais na reunião foi a sucessão do governador Renan Filho. Aos prefeitos, Lira pediu que não assumam compromissos de voto nem para a Câmara Federal, nem para o governo.

Ainda segundo o jornalista, o presidente da Câmara dos Deputados avisou, durante o encontro, que o PP terá candidato viável ao governo de Alagoas em 2022. Nos últimos meses Arthur Lira tem repetido sempre a “informação”, sem dar qualquer tipo de pista concreta do “escolhido” ou “escolhida”.

O nome “viável” só será conhecido se – e somente se – a Assembleia Legislativa de Alagoas não tiver candidato. Lira disse aos prefeitos que o compromisso dele é votar no candidato que for definido pela Casa – ou seja pelo grupo de Marcelo Victor.

Ou seja, se o grupo majoritário no Legislativo estadual não tiver candidato ao governo, Arthur chama para si a responsabilidade.

Na reunião de sexta-feira estavam presentes alguns dos possíveis nomes que Arthur Lira pode apoiar ao governo – entre eles Marcelo Victor e Jó Pereira. O deputado Davi Davino Filho, nome do PP com maior densidade eleitoral no momento (de acordo com as últimas pesquisas) não foi à reunião.

O ex futuro governador


O prefeito de Arapiraca, Luciano Barbosa, filiado ao MDB, sentou-se entre antigos adversários e fez até discurso. De acordo com o jornalista, a discussão da Assembleia Legislativa ter um nome ou não ao governo – ou de nome viável do PP – só existe hoje porque ele decidiu concorrer à prefeitura.

O senso comum, hoje, é que Luciano Barbosa seria, se ainda fosse vice-governador de Alagoas, o nome a ser batido numa eventual sucessão de Renan Filho.