Política

Flávio Bolsonaro entra com ação legal contra Renan Calheiros por abuso de autoridade

Na semana passada, o filho do presidente da República já havia representado contra o relator da CPI da Covid no Conselho de Ética do Senado

Por Redação com O Globo 20/07/2021 16h04 - Atualizado em 20/07/2021 17h05
Flávio Bolsonaro entra com ação legal contra Renan Calheiros por abuso de autoridade
Flávio Bolsonaro e Renan Calheiros - Foto: Reprodução

O senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) representou contra Renan Calheiros (MDB-AL) na Procuradoria-Geral da República alegando abuso de autoridade por conta da atuação do adversário político como relator da CPI da Covid. 

No texto, Flávio se diz vítima de 'perseguição' de Renan, que comandaria uma 'CPI paralela' com objetivo de escrutinar sua vida.

"O representado (Renan) designou um grupo de pessoas com a incumbência de investigar — PARALELAMENTE aos atos da própria Comissão Parlamentar de Inquérito — a atuação profissional, social e pessoal do representante (Flávio)", diz trecho da representação movida pelo filho do presidente da República.

A ação foi movida por Flávio Bolsonaro dois dias após ingressar com texto semelhante no Conselho de Ética do Senado contra Renan Calheiros.

Na peça, o filho mais velho do presidente Jair Bolsonaro pede que a PGR avalie possível cometimento de crime de abuso de autoridade por Renan na CPI da Covid, da qual o emedebista é o relator.

Flávio sustenta ser “fato incontroverso” que a conduta de Renan na comissão “tem, em tese, se calçado em manifesto abuso de autoridade”, por meio de ações que não obedecem a legislação.

No começo dos trabalhos da CPI da Covid, Flávio Bolsonaro chegou a protagonizar um bate-boca na CPI da Covid com o alagoano.