Política

Rodrigo Cunha amplia apoios mas desidrata nas pesquisas ao governo de Alagoas

Senador busca Ronaldo Lessa para se aproximar da esquerda

Por Novo Extra 19/07/2021 09h09 - Atualizado em 19/07/2021 10h10
Rodrigo Cunha amplia apoios mas desidrata nas pesquisas ao governo de Alagoas
Senador Rodrigo Cunha - Foto: Reprodução

Considerado um forte nome para concorrer ao governo de Alagoas, tudo indica que o senador Rodrigo Cunha (PSDB) irá ampliar seus apoios e buscar o vice-prefeito Ronaldo Lessa (PDT) para 2022. De acordo com informações do jornal Novo Extra, essa é a forma de compensar o vazio de prefeitos, já que a maioria estará dividida entre o governador Renan Filho (MDB), o senador Fernando Collor (PROS) e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP).

Cunha evita dizer publicamente que é candidato, mas se comporta como um postulante à principal cadeira do Palácio República dos Palmares. Ele enfrenta uma série de obstáculos. Tenta emplacar a proposta de ser a terceira via quando o cenário se afunila cada vez mais entre dois grupos - os de Renan e Lira e; mesmo que esta proposta não vingue, ele não subiria no palanque de Fernando Collor, mas também não atrapalha os planos do senador, dono da Organização Arnon de Mello, seu conglomerado de comunicação.

Ao mesmo tempo, não tem um candidato que possa chamar de seu ao Senado. E, para piorar, seu nome desidratou junto ao eleitorado.

Segundo o Paraná Pesquisas, em levantamento publicado na semana passada, o senador perderia a eleição para o secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar de Mendonça, um dos candidatos ao governo apoiado por Renan Filho. Em contrapartida, seu aliado, o prefeito JHC (PSB), levaria logo no primeiro turno e com vantagem de 10 pontos sobre Gaspar. Porém, JHC não cogita renunciar à Prefeitura.

Daí Cunha se aproximar de Lessa: segundo o Paraná Pesquisas, ele aparece em terceiro lugar se disputar o Senado. O primeiro é o delegado e vereador Fábio Costa, aliado do senador, filiado ao PSB mas com discurso bolsonarista, atrapalhando a estratégia de um caminho mais neutro, sem se indispor com os lados mais progressistas e conservadores. Renan Filho está em segundo - caminho descartado, por ser do grupo rival.