Política

Santa Ritta diz ter sofrido uma ‘inquisição digital’ com sua ignorância sobre o uso da suástica

Ao ser afastado de suas redes sociais, Santa Ritta foi procurado pelo Correio Braziliense para comentar sobre o ocorrido

Por Jornal de Alagoas 19/06/2021 16h04 - Atualizado em 20/06/2021 19h07
Santa Ritta diz ter sofrido uma ‘inquisição digital’ com sua ignorância sobre o uso da suástica
O ex-secretário lamentou o episódio e negou ter feito apologia ou apoiado qualquer crime. - Foto: Reprodução/Internet

O Ex- secretário de Turismo, Esporte e Lazer de Maceió, Ricardo Santa Ritta, se envolveu em uma polêmica na noite da última quinta-feira (17) ao "descobrir" que usar símbolos que remetem ao nazismo, como a suástica, é crime no Brasil.

Em uma publicação no Twitter, o então secretário escreveu que "pensava que a liberdade de expressão permitisse" o uso do elemento. Após repercussão nacional, na manhã dessa sexta-feira (18), a prefeitura de Maceió anunciou o desligamento de Santa Ritta do cargo.

No mesmo dia, o Partido Democrático Trabalhista (PDT), ao qual era filiado, decidiu expulsá-lo. Em um comunicado oficial, o partido informou que as colocações de Santa Ritta não têm ligações com seus valores.

Ao ser afastado de suas redes sociais, Santa Ritta foi procurado pelo Correio Braziliense para comentar sobre o ocorrido.

O ex-secretário lamentou o episódio e negou ter feito apologia ou apoiado qualquer crime.

"Infelizmente a má interpretação causou uma avalanche de acusações contra mim. Acredito que o Twitter derrubou minha conta. Não tive direito de responder. Mas em minhas biografias jamais mencionei ser favorável a qualquer tipo de crime. Uma pena eu ter sofrido essa inquisição digital em nível nacional. Estou muito triste, minha família e amigos foram feridos. Em momento algum fiz apologia, apoiei, mencionei como sendo favorável. Terá meu repúdio qualquer ato contra (a) humanidade ou um humano que seja" declarou Santa Ritta.