Política

PDT expulsa ex-secretário Santa Ritta após post sobre uso de suástica

Em comunicado oficial o partido informou que as colocações não tem ligações com seus valores

Por Redação com Jornal de Alagoas 18/06/2021 15h03 - Atualizado em 18/06/2021 16h04
PDT expulsa ex-secretário Santa Ritta após post sobre uso de suástica
Ex-secretário do turismo de Maceió, Ricardo Santa Ritta - Foto: Reprodução

Após postagem no Twitter em que afirmava achar que liberdade de expressão permitisse o uso do símbolo nazista alemão - a suástica-, feita pelo ex- secretário do Turismo de Maceió, Ricardo Santa Ritta, o Partido Democrático Trabalhista (PDT), ao qual era filiado, decidiu expulsá-lo. O governo Nazista matou milhões de pessoas. 

Em comunicado oficial publicado na tarde desta sexta-feira (18), o partido informou que as colocações de Santa Ritta não tem ligações com seus valores. Além disso, o PDT afirma já ter entrado com a tramitação necessária para sua expulsão e estar de acordo com a decisão da Prefeitura de Maceió ao exonerar o ex-secretário do cargo.

Segundo o artigo 1º da Lei 7.716/89, é crime "fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo".

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, se pronunciou, através das redes sociais  sobre a expulsão de Ricardo Santa Ritta do partido.

A Prefeitura de Maceió anunciou, na manhã desta sexta-feira (18), o desligamento de Ricardo Santa Ritta do cargo de secretário de Turismo, Esporte e Lazer da capital. A decisão foi divulgada após a repercussão de um comentário polêmico de Santa Ritta nas redes sociais.

Em publicação do Twitter na noite dessa quinta-feira (17), Ricardo Santa Ritta associou o uso da suástica nazista à ‘liberdade de expressão’. O caso repercutiu nacionalmente e resultou em diversas críticas contra o até então secretário da pasta.

“Hoje descobri que usar qualquer elemento com a “suástica” é crime federal no Brasil. Pensava que a liberdade de expressão permitisse”, escreveu Santa Ritta.

Sem mencionar o caso, a Prefeitura de Maceió apenas informou o desligamento de Ricardo Santa Ritta do cargo de secretário.

• Leia mais: Após polêmica, Prefeitura anuncia desligamento de Ricardo Santa Ritta do cargo de secretário