Política

Câmara flagra trabalhos de saneamento em horário de grande movimento

Vereadores defendem que serviços precisam de um disciplinamento que inclua hora em que vai ocorrer

Por Redação com Assessoria 18/06/2021 15h03
Câmara flagra trabalhos de saneamento em horário de grande movimento
Comissão da Câmara fiscaliza obras na capital alagoana - Foto: Assessoria

Os integrantes da Comissão Especial para Acompanhamento das Obras de Saneamento de Maceió, liderados pelo presidente vereador Chico Filho (MDB), fizeram uma primeira fiscalização de campo e encontraram obras em andamento em pleno horário comercial. No bairro da Gruta de Lourdes, uma equipe estava abrindo a via para início de ligações de esgoto em horário de grande movimento.

Segundo explicou Chico Filho nenhum vereador é contra a obra e sua desconsidera a importância para a cidade, afinal saneamento é saúde. Por outro lado, os serviços precisam de um disciplinamento que inclua desde a hora em que vai ocorrer, o tempo que será realizado e, principalmente, como serão consideradas as condições das vias.

"O que se tem visto em vários pontos da cidade são obras intermináveis que causam transtornos enormes para a população e comerciantes. Recebemos várias demandas neste sentido e nós mesmos, em contato com a comunidade, fomos abordados. Uma coisa muito comum é que o modo como as vias são entregues, quando é feito o novo revestimento asfáltico, tem qualidade inferior e rapidamente se deteriora", explicou o presidente.

No momento, conforme apuraram os vereadores, dois grandes consórcios Sanema e Sanama estão à frente das obras de saneamento na parte baixa e na parte alta da capital. Os titulares destas obras são o município de Maceió e também o Governo do Estado. Por esta razão, irão em busca de informações também junto à Casal e a futura operadora da Região Metropolitana, BRK Ambiental.

Sobre o município, já é possível saber que não ocorre uma fiscalização quanto a execução dos prazos. Em reunião após a visita externa, os vereadores decidiram encaminhar um pedido para ter acesso aos contratos das empresas envolvidas, bem como conhecer os valores recebidos e a obrigação que elas têm quanto a entrega dos serviços.

A comissão tem como vice-presidente o vereador Brivaldo Marques (PSC), a relatora é a vereadora Olívia Tenório (MDB) e Joãozinho (Podemos) como integrante. Os suplentes são os vereadores Fernando Holanda (MDB) e Cal Moreira (PSC). Conforme explicaram, os serviços realizados serão amplamente fiscalizados, inclusive, com o apoio da população que poderá contribuir com informações diretamente para a comissão.

Com o trabalho da comissão, os vereadores acreditam que cumprirão um papel importante para auxiliar o município e também atender aos reclames da população. Isto servirá para as obras que estão em curso e, ao mesmo tempo, serão referência para futuros contratos.