Política

Perfil de Santa Ritta sai do ar após "confundir" liberdade de expressão e apologia ao nazismo

Secretário foi criticado pelo comentário e por desconhecer que o uso de símbolos nazistas é crime no Brasil

Por Redação 18/06/2021 07h07 - Atualizado em 18/06/2021 07h07
Perfil de Santa Ritta sai do ar após 'confundir' liberdade de expressão e apologia ao nazismo
Ricardo Santa Ritta - Foto: Reprodução Twitter

O perfil no Twitter do secretário de Turismo de Maceió, Ricardo Santa Ritta, saiu do ar após a repercussão negativa do comentário, realizado na noite de quinta-feira (17), que fazia menção à liberdade de expressão e apologia ao nazismo.

O secretário de Maceió fez menção ao caso do jovem que foi expulso de um shopping em Caruaru (PE) por estar usando uma suástica no braço.

Em seu twitter, Santa Ritta, que é filiado ao PDT (Partido Democrático Trabalhista) em Alagoas, deu a entender que utilizar o símbolo seria uma questão de liberdade de expressão. 

“Hoje descobri que usar qualquer elemento com a “suástica” é crime federal no Brasil. Pensava que a liberdade de expressão permitisse”, disse Ricardo.

O secretário foi criticado pelo comentário e por desconhecer que o uso de símbolos nazistas é crime no Brasil.

Segundo o artigo 20, § 1º, da Lei 7.716/89, alterada pela Lei 9.459/97, é crime “fabricar, comercializar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos, distintivos ou propaganda que utilizem a cruz suástica ou gamada, para fins de divulgação do nazismo”.

A postagem gerou grande repercussão com críticas e comentários negativos ao secretário. Após os primeiros comentários negativos, Santa Ritta ainda tentou se justificar. 

"O Brasil tem mais artigo de lei que habitante. Hoje tomei conhecimento que usar símbolo da suástica é crime federal. Sinceramente, não sabia. O post anterior foi uma opinião pessoal minha. Achei interessante a discussão sobre liberdade de expressão por consequência disto”, apontou o secretário. 

A equipe do Jornal de Alagoas entrou em contato com a Prefeitura de Maceió para saber o posicionamento do governo municipal sobre o ocorrido. A Secretaria Municipal de Comunicação informou que irá enviar o posicionamento hoje (18).

O comentário do secretário de Turismo de Maceió ganhou repercussão nacional e a comunidade do Twitter tem se mobilizado e pedido posicionamento do prefeito JHC, além da exoneração de Santa Ritta no cargo.