Política

Renan Filho vai criar nova secretaria de Estado

Governador confirma criação de Pasta para desenvolver políticas para pessoas com deficiência

Por Redação com Jornal de Alagoas 22/05/2021 10h10
Renan Filho vai criar nova secretaria de Estado
Foto: Felipe Brasil

Alagoas deve ganhar, em breve, um novo órgão de primeiro escalão. O governador Renan Filho confirmou que pretende enviar projeto de lei para a Assembleia Legislativa do Estado propondo a criação de uma secretaria estadual para tratar das políticas públicas voltadas para as pessoas com deficiência.

A nova secretaria será criada por sugestão da deputada federal Tereza Nelma (PSDB), que tem forte atuação nesse segmento. Renan Filho acatou a sugestão a partir do entendimento de que o governo atua de forma multilateral no atendimento a este público. O objetivo é reunir no órgão todas as políticas para a pessoa com deficiência, incluindo questões como acessibilidade, acesso a benefícios e ao emprego nos setores público e privado.

A criação da nova Pasta deve ainda contar com o suporte da atuação deputada federal Tereza Nelma, que se comprometeu a ajudar na estruturação da nova Pasta e na busca de recursos em Brasília, onde tem sido reconhecida como referência de atuação nesse segmento.

A deputada também deve indicar o futuro secretário ou secretária da Pasta, consolidando aliança que vem construindo com o grupo de Renan Filho. A aproximação da parlamentar com o governador se deu após o episódio de rompimento dela com o presidente do PSDB em Alagoas, Rodrigo Cunha. Após divergências entre ambos, o senador extinguiu o diretório municipal do partido em Maceió, que era presidido pela parlamentar.