Política

JHC quer formar grupo para enfrentar Lira e os Calheiros

Terceira via pode ter Rodrigo Cunha como candidato a governador e Collor ao Senado com apoio de Bolsonaro

Por Redação com NovoExtra 21/05/2021 10h10
JHC quer formar grupo para enfrentar Lira e os Calheiros
Foto: Reprodução

O prefeito de Maceió, JHC (PSB) e o senador Rodrigo Cunha (PSDB) buscam construir uma “terceira via” em Alagoas. De acordo com informações veiculadas no jornal Novo Extra, os números do Instituto Paraná Pesquisas mostram ambos liderando a disputa ao governo do Estado em 2022. Além disso, a avaliação é que o atual governador, Renan Filho (MDB) e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), tenham dificuldade, cada um em sua trincheira política, de apoiar nomes para a sucessão estadual com força eleitoral.

Ainda segundo o Novo Extra, JHC e Cunha querem um grupo para quebrar a polarização entre Renan Filho e Arthur Lira. Ao mesmo tempo, o senador Renan Calheiros (MDB) observa a tentativa de protagonismo do prefeito de Maceió e Rodrigo Cunha e procura Benedito de Lira, ex-senador, pai de Arthur e prefeito da Barra de São Miguel. O presidente da Câmara, por sua vez, busca aproximação com JHC.

Por fim, o jornal aponta que o senador Fernando Collor (PROS), usa sua moeda política mais preciosa: a intimidade com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o fácil trânsito nos ministérios e o ânimo na militância bolsonarista que tem, como alvo prioritário, desgastar a imagem de Calheiros na relatoria da CPI da Covid. O deputado Cabo Bebeto (PTC), o vereador Leonardo Dias (PSD) e o presidente do PSL alagoano, Flávio Moreno, prometem segurar o andor para que Collor possa enfrentar, nas urnas, Renan Filho, que de acordo com o Novo Extra, pode renunciar ao mandato para encarar uma vaga no Senado.