Política

Ferroviários e moradores de bairros afetados protestam contra Braskem

Manifestação da entidade sindical ocorreu no centro de Maceió nesta quinta-feira (20)

Por Redação com Tribuna Hoje 20/05/2021 18h06
Ferroviários e moradores de bairros afetados protestam contra Braskem
Foto: Edilson Omena

Ferroviários e um grupo de moradores de bairros afetados pelo afundamento do solo causado pela extração de sal-gema realizaram na manhã desta quinta-feira (20), um ato-protesto contra a Braskem. O objetivo da manifestação é mostrar o descaso e morosidade em soluções para os maiores prejudicados pela mineradora .

O afundamento do solo devido à mineração começou ainda em 2018, quando as primeiras rachaduras apareceram no barro do Pinheiro e, posteriormente, se alastraram pelo Mutange, Bom Parto e Bebedouro, até chegarem em parte do bairro do Farol, em 2020.

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias do Estado de Alagoas (Sinfeal) reivindica soluções imediatas relacionadas ao setor do transporte ferroviário, uma vez que os trabalhadores estão sendo prejudicados. O vice-presidente da entidade, Marcos Roberto Feijó de Lima, uma das lideranças do ato, relata que o sistema está praticamente paralisado.

“A mobilidade urbana tem carência e, sem o VLT, a situação piora. O trem é da população e a Braskem deve mostrar soluções para resolver o problema. Viemos denunciar a passividade dos órgãos perante a mineradora. Desde 2018, o trecho ferroviário está paralisado e vivendo com uma base de mobilidade da empresa de Ônibus São Francisco. Viemos cobrar ações imediatas. Não podemos deixar impune como na cidade de Mariana com a tragédia de Brumadinho que foi causado pela Odebrecht, e não podemos deixar que aqui a Braskem faça o mesmo e deixe o processo correr lentamente”, aponta Feijó.

O protesto teve participação de representantes do SOS Bebedouro e alguns moradores dos demais bairros atingidos pelas rachaduras.