Política

Cabo Bebeto critica informações veiculadas pelo governador sobre vacinação

Deputado acusou Renan Filho de tentar enganar a população alagoana

Por Redação com Comunicação/ ALE 20/05/2021 15h03
Cabo Bebeto critica informações veiculadas pelo governador sobre vacinação
Foto: ALE/AL

Em pronunciamento durante a sessão ordinária desta quinta-feira (20), o deputado Cabo Bebeto (PTC) voltou a criticar as declarações, via redes sociais, feitas pelo governador Renan Filho, sobre a campanha de vacinação no Estado. Ele destacou a postagem feita na última terça-feira (18), onde o governador anuncia a chegada de cerca de 100 mil doses de vacinas e afirma que Alagoas é o primeiro Estado brasileiro a concluir a imunização, contra a Covid-19, dos grupos prioritários. "Mais uma grande mentira do governador. Uma pena a gente chegar aqui pra dizer que o Governo do Estado usa sua rede social para mentir, enganar os alagoanos”, criticou Cabo Bebeto, ao citar que o Ministério da Saúde lista cerca de 20 grupos prioritários na fila de vacinação e, segundo ele, muitos não foram contemplados.

Para justificar sua afirmação, o parlamentar contou que enviou um assessor de seu gabinete ao Colégio Tiradentes, da Polícia Militar de Alagoas, onde, através de vídeo, comprova que policiais militares e bombeiros ainda estão sendo vacinados. “Eles são grupos prioritários e a previsão é de que a vacinação seguirá até amanhã. Em Arapiraca, os policiais penais ainda não foram vacinados”, exemplificou Bebeto.

Em aparte, o líder do Governo, deputado Silvio Camelo (PV), observou que o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, também noticia em suas redes sociais que Maceió é a primeira capital a vacinar todo o grupo prioritário. “Vejo que vossa excelência não se referiu ao prefeito, só ao governador. Se o governador mente, o prefeito, não?”, indagou o governista. Em resposta, Bebeto disse não achar que o prefeito de Maceió mente, pois este não está vacinando nem a Polícia Militar e nem o Corpo de Bombeiros.

Também em aparte, o deputado Antonio Albuquerque (PTB) argumentou com os colegas de plenário a quem cabe a responsabilidade pela compra dos imunizantes distribuídos no Brasil. "Essas vacinas que estão chegando em Alagoas, quem comprou? Foi o Governo Federal, o Governo estadual ou foi algum município?”, questionou Albuquerque, lembrando que decisão recente do Supremo Tribunal Federal autorizou os estados e municípios a adquirirem os imunizantes.

Formatura de PM

Durante o pronunciamento, o deputado Cabo Bebeto também comentou sobre sua participação na formatura dos policiais militares, realizada na última sexta-feira. Ele destacou que dos 811 praças formados naquela data, alguns são da reserva técnica de 2006, que após 15 anos de luta na Justiça conquistaram seu direito. Bebeto criticou esse fato, atribuindo a culpabilidade ao Governo do Estado, tanto o atual quanto seus antecessores. Ele observou que isso pode se repetir com a turma da reserva técnica aprovada em 2017, e apelou ao governador Renan Filho para que isso não aconteça. "Conversei com o governador e mostrei que eles têm o direito garantido, mas o Estado insiste em comprar essa briga”, lamentou o parlamentar.