Política

Ernesto nega falas anti-China à CPI e irrita Omar Aziz nesta terça (18)

Araújo afirmou que seu artigo defendia que a pandemia criava condições para o crescimento do comunismo

Por Redação com Poder360 18/05/2021 14h02
Ernesto nega falas anti-China à CPI e irrita Omar Aziz nesta terça (18)
Foto: Agência Senado

O ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo negou, nesta terça-feira (18), à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Covid no Senado que tenha feito afirmações contra a China durante sua gestão. As negativas irritaram o presidente do colegiado, Omar Aziz (PSD-AM), que o orientou a não mentir em seu depoimento.

“Eu não lembro de nenhuma declaração que eu tenha feito em nenhum momento como anti-chinesa, deve determinados momentos em que como se sabe por notas oficiais, o Itamaraty, eu, por minha decisão, nos queixamos de comportamentos da embaixada da china ou embaixador da china em Brasília, mas não houve nenhuma declaração que se possa classificar como anti-chinesa.”

A resposta foi em uma pergunta do relator da CPI, Renan Calheiros (MDB-AL), sobre se as falas do ex-chanceler do Brasil contra o país asiático teria impactado nos atrasos de insumos chineses para as vacinas produzidas em solo brasileiro.

“Quero alertar que senhor está sob juramento de falar a verdade. Há pouco eu estava na outra sala e vossa excelência deu várias declarações anti-China e se indispôs por várias vezes com o embaixador chinês. O senhor escreveu um artigo, no Diário do Poder, esse artigo que vossa excelência chama de “comunavírus” e há pouco o senhor disse para o relator que não teve nenhuma declaração”, declarou Aziz. Veja o momento (3min28s):

Araújo afirmou na sequência que seu artigo não era um ataque à China e sim uma análise de um autor que defendia que a pandemia criava condições para o crescimento do comunismo. Ainda sobre os atrasos, o ex-ministro negou que tenha responsabilidade:

“Minha responsabilidade como ministro entendo que nenhuma. Nada que eu tenha feito pode ter levado a qualquer percalço no recebimento de insumos. O Itamaraty acompanhou todo o processo burocrático de liberação das exportações de insumos de vacinas na China.”

Em abril de 2020, Ernesto, publicou em seu blog pessoal, Metapolítica 17, um texto chamado “Chegou o comunavírus” em que afirma que comunistas irão implementar sua ideologia por meio de órgãos como a OMS (Organização Mundial da Saúde).

O ex-ministro questionava a eficácia da organização e afirmou que os comunistas pretendem utilizá-la como o 1º passo na construção de uma “dominação planetária”.