Política
Alagoas não será atingida pela CPI da covid
Governo não será investigado pela compra de respiradores, pois não utilizou repasse de verbas federais

O governo do Estado de Alagoas não poderá, segundo informações de O Globo, ser alvo de investigações da CPI da Covid-19 pela compra frustrada de respiradores.
A CPI só pode investigar repasse de verbas federais e os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios dos Estados, através do Consórcio Nordeste.
Um deputado estadual de oposição em Alagoas chegou a se oferecer para depor na CPI sobre o caso que envolve a compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste. Este mesmo caso, segundo a reportagem de O Globo, era a esperança de governistas em Brasília para enfraquecer a CPI, ou melhor, para tentar fragilizar o relator da comissão, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), pai do governador Renan Filho (MDB).
Alagoas participou, no primeiro semestre de 2020 da compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste e fez pagamento antecipado – procedimento que é utilizado de forma recorrente no setor, em todas as esferas (municipais, estaduais e federal) segundo o secretário de Saúde do Estado, Alexandre Ayres.
“Recebemos uma remessa dos equipamentos e outra compra foi frustrada. Neste caso, adotamos todas as providências para recuperação dos recursos”, aponta Ayres.
A polêmica compra frustradas de respiradores vai continuar gerando embates locais e não deve ser usada para abalar a CPI da Covid-19.
