Política

Alagoas não será atingida pela CPI da covid

Governo não será investigado pela compra de respiradores, pois não utilizou repasse de verbas federais

Por Redação com Blog do Edivaldo Junior 12/05/2021 14h02
Alagoas não será atingida pela CPI da covid
Foto: Reprodução

O governo do Estado de Alagoas não poderá, segundo informações de O Globo, ser alvo de investigações da CPI da Covid-19 pela compra frustrada de respiradores.

A CPI só pode investigar repasse de verbas federais e os equipamentos foram adquiridos com recursos próprios dos Estados, através do Consórcio Nordeste. 

Um deputado estadual de oposição em Alagoas chegou a se oferecer para depor na CPI sobre o caso que envolve a compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste. Este mesmo caso, segundo a reportagem de O Globo, era a esperança de governistas em Brasília para enfraquecer a CPI, ou melhor, para tentar fragilizar o relator da comissão, o senador Renan Calheiros (MDB-AL), pai do governador Renan Filho (MDB).

Alagoas participou, no primeiro semestre de 2020 da compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste e fez pagamento antecipado – procedimento que é utilizado de forma recorrente no setor, em todas as esferas (municipais, estaduais e federal) segundo o secretário de Saúde do Estado, Alexandre Ayres.

“Recebemos uma remessa dos equipamentos e outra compra foi frustrada. Neste caso, adotamos todas as providências para recuperação dos recursos”, aponta Ayres.

A polêmica compra frustradas de respiradores vai continuar gerando embates locais e não deve ser usada para abalar a CPI da Covid-19.