Política
Volta de Lula muda cenário político em AL para 2022
Situação poderá ampliar as distâncias que separam os grupos de Arthur Lira (PP-AL) e Renan Filho (MDB)

Lula elegível muda o cenário político não só em Brasília, mas também em Maceió. Segundo informações do Blog do jornalista Edivaldo Júnior, a possibilidade do ex-presidente disputar a eleição no próximo ano provocou alterações no cenário nacional.
Na política local, a volta de Lula tem maior impacto do que imaginam muitos analistas. A situação poderá ampliar as distâncias que hoje separam os dois mais importantes grupos locais, de Arthur Lira (PP-AL) e Renan Filho (MDB).
De acordo com o jornalista, o presidente da Câmara dos Deputados vai ficar com Bolsonaro até o fim. Para Renan Filho, o retorno de Lula abre novas possibilidades.
Se o ex-presidente conseguir formar uma frente ampla anti-Bolsonaro, fortalecerá localmente o grupo do governador. Na outra possibilidade, de vários candidatos de esquerda e centro contra o atual presidente, a tendência é de crescimento dos grupos de oposição, o que também seria bom para Renan Filho.
Governador e deputado, estão de olho em cada passo de Lula e Bolsonaro. Os dois estão focados nas pesquisas, principalmente as que são realizadas no Nordeste, onde o ex-presidente continua muito popular.
“A volta de Lula é muito importante para nosso grupo”, reforça um importante interlocutor palaciano. Ainda assim, a decisão de Renan Filho disputar ou não um mandato na próxima eleição só será tomada em 2022. Já Arthur Lira segue decidido a disputar a reeleição
O que está em jogo neste momento para Renan Filho e para Arthur Lira é criar condições para fazer o próximo governador de Alagoas. E nesse cenário, a escolha de aliados como Lula e Bolsonaro tem um peso significativo. Os dois políticos têm forte magnetismo político e eleitoral e vão influenciar a eleição em todo o Brasil.
