Política
Em plena pandemia, desconto do IPTU cai pela metade em Maceió
Prefeito JHC (PSB) anunciou um pacote de socorro com medidas que deveriam beneficiar população

O prefeito de Maceió, JHC (PSB) anunciou hoje (10) através das redes sociais um pacote de medidas econômicas de enfrentamento à pandemia do coronavírus. Entre as ações emergenciais adotadas, está o desconto da cota única do IPTU, que chega até 15%. O valor foi reduzido pela metade, quando comparado ao desconto realizado em 2020, que chegou à 30%.
Nas medidas anunciadas por JHC, os contribuintes só irão garantir o desconto de 15% na cota única do IPTU pagando até o dia 31 de março. Para os contribuintes que optarem por pagar a cota única do imposto até 30 de abril, o desconto é de 10%.
“Começamos a dividir a conta! Estamos lançando um pacote de socorro emergencial para fazer frente à pandemia. As medidas vão beneficiar toda população, em especial o setor de bares e restaurantes”, anunciou JHC no Twitter.
Ainda em 2020, o então prefeito Rui Palmeira (sem partido) também realizou um plano econômico com descontos especiais para as medidas de enfrentamento à pandemia. Os percentuais de desconto do IPTU variavam de 30%, 20% e 10%, dependendo da data de pagamento da cota única, que também contou com uma ampliação de prazo para a quitação do imposto.
Mais medidas
A Prefeitura de Maceió também irá conceder isenção total da primeira parcela da taxa de localização para bares e restaurantes. E a validade da certidão negativa será de 180 dias para toda população.
Um pacote com as medidas será encaminhado pelo prefeito nesta quinta-feira (11) à Câmara Municipal com pedido de urgência para apreciação dos vereadores.
