Política

Vereador denuncia desperdício na Secretaria de Saúde

Leonardo Dias (PSD) encaminhou um relatório ao MPAL e pediu providências ao prefeito JHC

Por Redação com Assessoria 11/02/2021 16h04
Vereador denuncia desperdício na Secretaria de Saúde
Vereador Leonardo Dias (PSD) | Foto: Divulgação

O vereador Leornador Dias  (PSD) encaminhou, na quinta-feira (11), ao Ministério Público de Alagoas (MPAL) um relatório da sua visita ao Almoxarifado Central e ao setor de Serviços Gerais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A visita foi realizada na terça-feira (9) e foram constatados desperdícios erários no local.

O parlamentar chegou a publicar em suas redes sociais que diversos materiais estavam no local inutilizados: impressoras, tablets, condicionadores de ar, cadeiras de roda, entre outros que poderiam ter sido colocados à disposição da população há anos e que, no entanto, seguem encostados no depósito.

"Como vereador, fiz indicações ao senhor prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, para que tome as providências cabíveis, organizando o almoxarifado e distribuindo o material que lá se encontra conforme a necessidade da administração municipal, já que alguns desses equipamentos podem ser utilizados por outras pastas, como Educação e Infraestrutura. Citamos dois exemplos: há uma série de tablets armazenados que, nesse momento, poderiam estar nas mãos de alunos da rede pública facilitando – dessa forma – o acompanhamento das aulas que estão ocorrendo de forma virtual em razão da pandemia do novo coronavírus; ou até mesmo sendo utilizados pelos agentes de endemias, facilitando o trabalho desses", informou Leonardo Dias à promotora.

O objetivo do vereador é que a Prefeitura Municipal de Maceió disponibilize todos os itens que estão sem utilização o mais rápido possível, otimizando o serviço prestado pelo poder público.

"É um absurdo que tanto material, que custou muito dinheiro aos cofres públicos, fique apodrecendo em um almoxarifado, enquanto falta equipamentos em prédios públicos, como é o caso dos aparelhos de ar-condicionado que estão armazenados, empilhados no depósito, ao mesmo tempo em que não há climatização em algumas Unidades Básicas de Saúde", concluiu.

Paralelamente, o vereador também encaminhou uma indicação ao Executivo com sugestões sobre o uso dos itens que estão armazenados no almoxarifado.