Política

Collor solicita obra que Renan Filho já havia anunciado

Senador pediu publicamente a Bolsonaro a construção de uma nova ponte, que já havia sido prometida pelo Governo Estadual

Por Joyce Andrea (Estagiária)* com Jornal de Alagoas 28/01/2021 18h06
Collor solicita obra que Renan Filho já havia anunciado
Collor discursa em solenidade que inaugurou ponte que ligará Sergipe à Alagoas | Foto:Ailton Cruz

Na manhã desta quinta-feira (28) o presidente Jair Bolsonaro, acompanhado do senador Fernando Collor, participou da solenidade de liberação da nova ponte sobre o Rio São Francisco no município de Propriá, em Sergipe. 

Durante o evento, Collor solicitou ao Presidente a construção de uma nova ponte para ligar o município de Penedo à cidade sergipana de Neópolis. Obra que já havia sido anunciada pelo Governo de Alagoas há pouco mais de um mês, com garantia de recursos próprios para execução. 

O pedido foi prontamente acatado pelo chefe do Executivo Federal, que mencionou em seu discurso a viabilidade do novo projeto, através Ministério do Desenvolvimento Regional, e ainda prometeu que não levará mais 26 anos para a sua conclusão.

Em dezembro de 2020, durante visita às obras de duplicação da AL 220, o governador Renan Filho anunciou a construção da ponte que ligará Penedo a Neópolis, com recursos próprios do Tesouro Estadual.

"Trata-se de uma ponte que vai interligar os estados de Alagoas e de Sergipe e que será 100% custeada com recursos do Tesouro do Estado de Alagoas para garantir mais desenvolvimento a Penedo, ao Baixo São Francisco e a toda aquela região, que precisa de uma alternativa viária nova para se desenvolver", afirmou o governador.

A ponte trará maior mobilidade à população ribeirinha do Baixo São Francisco, que depende de balsas e outras embarcações, para fazer a travessia do Rio.

Projeto técnico

A obra que teve o início da sua idealização em 2015, contou com o apoio da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba) que abriu aviso de licitação para a elaboração do projeto técnico, objetivando a construção da ponte nas rodovias estaduais AL-225 e SE-335. 

Na época, Renan Filho ainda deputado, empregou recursos para a elaboração do projeto executivo para viabilização da obra. Foram alocados cerca de R$ 2 milhões, através de verbas de emendas parlamentares do senador Renan Calheiros e do deputado, para a efetivação do projeto técnico da obra.