Política
Redução da passagem de ônibus vira de troca de farpas no Twitter
Santa Ritta critica postura do MP/AL, que solicitou estudo para nova tarifa dos coletivos

Após o Ministério Público de Alagoas (MPAL) requisitar o estudo sobre a redução tarifária da passagem de ônibus da capital, o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Ricardo Santa Ritta afirmou, em sua conta no Twitter na terça-feira (26), que "Eles bem que poderiam ter um orte de 8% no orçamento próprio".
Ele fez, ainda, uma "comparação" entre a sigla MP: "MP + BARATA do Brasil / MP = Minha Passagem".
De acordo com o MP/AL, solicitando a apresentação do estudo para a redução da tarifa, tem objetivo de garantir que a iniciativa tenha sustentabilidade.
“Tomando conhecimento, pela imprensa, do decreto de V.S.a, reduzindo o valor da tarifa pública de R$ 3,65 para R$ 3,35 , e não tendo visto qualquer informação oficial sobre as justificativas técnicas que subsidiaram o referido reajuste, mesmo louvando a inciativa em prol da modicidade tarifária e seus benefícios para a comunidade usuária do transporte público, mas, ao mesmo tempo, preocupado com o bom funcionamento do sistema de transporte público municipal, o Ministério Público Requisita, com base no art. 8º, V, da já referida Lei 12. 587/2012, que exige publicidade e transparência no atos revisionais, a remessa, no prazo de 48 horas, de cópia dos estudos e ou relatórios técnicos que embasaram redução do valor da tarifa, bem como recomenda que sejam os mesmos publicados para conhecimento de todos”.
Mas as rusgas trocadas pela plataforma com o tema "redução de passagem" começaram, ainda, no final de semana.
O seretário da Fazenda, George Santoro, alfinetou a Prefeitura de Maceió cobrando o estudo realizado para o novo valor da tarifa de ônibus. "Gostaria de conhecer o estudo da pref. de Maceió que lastreou a redução das tarifas de ônibus. Curiosidade acadêmica, pois preços de insumos cresceram muito - combustíveis. Que bom para população.Espero que a redução não vire subsídio pago pelo contribuinte", tuitou.
Em resposta ao seretário, o deputado estadual Davi Maia, aliado político do prefeito JHC, falou sobre a oposição do grupo de Renan Filho.
"Impressionante como o grupo do Palácio dos Palmares ainda não aceitaram a derrota em Maceió, essa semana em um evento oficial o @renancalheiros (senador Renan Calheiros) atacou o @JHC_40 (prefeito JHC) no mínimo de maneira desrespeitosa, hoje o @santoromaceio (secretário George Santoro) reclama pela redução da passagem do ônibus, ainda fala Em Populismo, Maceió já sofreu muito nos últimos anos justamente pq @RenanFilho_ (governador Renan Filho) não aceita não ter o controle da Prefeitura de Maceió. Basta disso Governador, eleição acabou, vamos desarmar o palanque isso é urgente! Vamos amadurecer", registrou.
As farpas continuaram: "Eu não reclamei
@DaviMaiaAL (deputado Davi Maia) fiquei apenas curioso.A medida é boa se foi tecnicamente bem fundamentada. Assim dar transparência ao estudo técnico que fundamentou a decisão é importante.Outros gestores do Brasil poderiam se aproveitar para reverem seus contratos.Gestão cooperativa", pontuou Santoro.
Davi respondeu que: "Se essa resposta não for um ataque ou crítica eu não sei o que é?! Desarma o palanque Secretário, Maceió que é a Capital de todos os Alagoanos só tem a ganhar com isso", apresentando um print da resposta do seretário a um seguidor que também estava interessado no estudo da redução: "Assim que obter te mando, mas tô achando que é só polítia. Vamos aguardar!".
A troca de farpas foi encerrada com mais um pedido de Santoro: "Divulga o estudo técnico! Ajuda os gestores públicos do país!".
Confira a matéria sobre a redução da tarifa aqui: https://www.jornaldealagoas.com.br/n41049
