Política

Alagoas terá novo rateio do Fundeb em 2020, diz secretário

Pagamento deve beneficiar mais de 12 mil professores da rede estadual da Educação, mas só deve sair no início de em 2021

Por Redação com Jornal de Alagoas 11/12/2020 21h09
Alagoas terá novo rateio do Fundeb em 2020, diz secretário
Mais de 12 mil profissionais da Educação de Alagoas devem receber o rateio - Foto: Foto: Agência Alagoas

O Estado de Alagoas terá, mais uma vez, que fazer o rateio das sobras do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) para os professores da rede estadual de ensino. OSão mais de 12 mil profissionais do setor que deverão receber o pagamento das “sobras”, também chamado de 14o salário, equivalente ao ano de 2020.

Os valores, no entanto, só devem ser repassados no começo de 2021. Isso porque o Estado só faz os cálculos do rateio após o repasse da última parcela do Fundeb, que é transferida pelo governo federal para Estados e municípios no dia 30 de dezembro.

O pagamento do rateio também depende de aprovação de lei específica pela Assembleia Legislativa de Alagoas. Com os deputados estaduais devem entrar em recesso após a aprovação do Orçamento do Estado para 2021, o que deve ocorrer já na próxima semana, a votação do projeto de Lei deve ficar para fevereiro do próximo ano, quando acaba do período de férias parlamentares.

O secretário de Educação de Alagoas, que está se recuperando da Covid-19, trabalha com a expectativa de fazer o pagamento do rateio relativo a 2020. “Quanto ao rateio, em função de um ano excepcional e de paralisações de uma parte importante das ações e atividades de apoio ao sistema público educacional, é quase certo que teremos rateio”, afirma.

O valor rateado com os professores em março deste ano, relativo a 2019, foi de cerca de R$ 35 milhões ou 10% maior do que as sobras rateadas do ano de 2018, pagas no ano passado.

Os valores que serão repassados aos professores ainda será calculado pela Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado. O secretário Fabrício Marques deve ter uma prévia do levantamento já na próxima semana.

O rateio é pago aos professores desde 2010, ainda no governo de Teotônio Vilela Filho (PSDB) e ocorre porque o Estado não consegue “gastar” durante o ano os recursos obrigatórios com pessoal.

 

 

O que é

 

O rateio ou sobras do Fundeb são distribuídas na forma de abono quando os 60% dos recursos do Fundo destinado ao pagamento dos professores não são utilizados na valorização salarial dos profissionais da educação.

O rateio é muito aguardado pelos mais de 12 mil professores e outros profissionais que atuam diretamente nas atividades de ensino na rede estadual.

A Lei do Fundeb (11.494 ), ainda em vigor, prevê aplicação mínima de 60% dos recursos anuais do fundo para o pagamento dos profissionais do magistério em efetivo exercício na rede pública. Quando essa aplicação ao não atinge esse percentual, o gestor deve distribuir as sobras com os profissionais do magistério que “recebem pela folha dos 60%.”