Política

Luciano Barbosa e Calheiros selam pacto político

Senador, vice e governador conversaram antes de anunciar retirada de ações judiciais na segunda maior cidade de Alagoas

Por Redação com Jornal de Alagoas 11/12/2020 04h04
Luciano Barbosa e Calheiros selam pacto político

O MDB de Alagoas retirou todas as ações contra Luciano Barbosa na eleição de Arapiraca. Todas. A versão que veio a público, na quarta-feira (9), relata que a reconciliação com o senador Renan Calheiros (MDB) e o governador Renan Filho (MDB) veio após uma carta enviada pelo vice-governador e prefeito eleito da segunda maior cidade de Alagoas. É fato. Mas não foi só isso.

Luciano teve uma longa conversa com Renan e Renan Filho antes que a nota do MDB, comunicando a retirada das ações, fosse publicada. Os três esqueceram o “disse me disse” e selaram um novo pacto político. Decidiram deixar para trás todas as diferenças e as palavras mais ásperas vistas e ouvidas desde as convenções (em meado de setembro) e a eleição, em 15 de novembro.

O vice-governador está de volta ao MDB. O processo de expulsão foi revertido e todos os processos contra ele na Justiça Eleitoral foram retirados. Com isso, ele tomará posse como prefeito e os cinco vereadores eleitos pelo partido em Arapiraca vão conseguir assumir seus mandatos.

Na conversa, além de esquecer o breve momento de desentendimento na trajetória política deles, senador, governador e vice-governado selaram um pacto político.

No MDB, Luciano Barbosa vai ajudar e será ajudado. O partido “ganha” a segunda maior cidade de Alagoas, amplia sua densidade eleitoral e os “Renans” voltam a se entender com os arapiraquenses.

Ficou definido que o governo de Alagoas vai trabalhar em parceria com a prefeitura de Arapiraca, levando obras e recursos tanto quanto possível. E Renan Calheiros vai trabalhar, em Brasília, para ajudar o futuro prefeito, fazendo algo que sabe fazer muito bem: trazendo recursos para a cidade.

E Luciano, que ao fim e ao cabo conseguiu o que queria, vai “reforçar o time” - agora e mais à frente.

A nota

Em nota pública, assinada pelo presidente do diretório estadual, senador Renan Calheiros, o MDB de Alagoas anunciou na quarta-feira (9) que vai “retirar todas as iniciativas jurídicas adotadas até agora referentes a eleição de 2020 no município de Arapiraca, dando início a necessária conciliação política”.

De acordo com a nota, “a conciliação e a tolerância política são instrumentos imprescindíveis na busca da mais ampla convivência democrática”.

Na nota, o senador reforça que “por isso, ao atender o pedido feito por meio de carta enviada pelo atual vice-governador de Alagoas e prefeito eleito de Arapiraca, Luciano Barbosa , o MDB de Alagoas informa que fará o exercício da tolerância e contingência”.

Renan Calheiros reforça, ainda que diretório estadual “acredita que o entendimento político suplanta a necessidade de disputas judiciais”.

Com a decisão do MDB, Luciano Barbosa deve ter seu nome confirmado como prefeito eleito de Arapiraca. O julgamento do recursos sobre o registro da candidatura no TRE de Alagoas está previsto para esta semana. A decisão também deve assegurar o reconhecimento do registro dos candidatos a vereador eleitos pelo MDB em Arapiraca, pondo fim as incertezas que marcavam a eleição no município até esta semana.

A carta

A decisão do MDB estadual ocorreu após uma carta enviada por Luciano Barbosa enviada ao partido. No texto, divulgado pelo Cada Minuto, o prefeito eleito de Arapiraca pediu que fossem consideradas a vontade livre e soberana dos arapiraquenses, que o elegeram como prefeito, assim como a maior bancada de vereadores do município.

Luciano Barbosa também destacou na carta a expressiva votação que o elegeu, 54,56% dos votos, e o “excelente desempenho” do partido no pleito em Arapiraca, obtidos com “esforços e sacrifícios” pessoais dos candidatos, cujo resultado destaca a importância do partido em Alagoas e a “ausência de motivação válida para seguir com a judicialização instaurada pelo Diretório Estadual”.

Ainda na carta, Barbosa solicita que o partido reconheça “com ratificação” do Diretório Nacional, a legitimidade da convenção municipal da legenda realizada em Arapiraca, que foi tornada sem efeito pelo Diretório Estadual no dia seguinte. Ele também pede a recomposição integral do Diretório Municipal, que foi destituído.

O prefeito eleito de Arapiraca pede ainda que o partido considere o provimento de todos os recursos interpostos, como a anulação da convenção, a dissolução do diretório municipal e a sua expulsão.

Em resposta, o MDB/AL afirmou, em nota pública assinada pelo presidente do partido no estado, Renan Calheiros, que irá retirar as iniciativas jurídicas e dará início a uma conciliação.