Política
Debate da TV Mar é marcado por ataque entre candidatos
Sete opositores ao cargo participaram do momento na noite desta quinta-feira

O debate realizado pela TV Mar e transmitido pelos veículos da Organização Arnon de Mello (OAM) na noite desta quinta-feira (12) foi marcado por muitos ataques e poucas propostas. Entre os sete candidatos presentes, poucos mostraram o que pretendem fazer para mudar o atual cenário de Maceió. Quando o fizeram, as áreas da saúde e da educação foram as mais citadas. Os candidatos Davi Davino Filho (Progressistas) e Valéria Correia (PSOL) foram os únicos a procurar evitar os embates. Atacado no início por Alfredo Gaspar (MDB), Davi respondeu apontando projetos e pregando união e ações propositivas em vez de "picuinhas", para recuperar a cidade.
Como não poderia deixar de ser, os nomes do governador Renan Filho (MDB) e do prefeito Rui Palmeira (sem partido) foram lembrados inúmeras vezes, em especial quando os postulantes ao cargo de prefeito de Maceió citavam o candidato Alfredo Gaspar de Mendonça, que é apadrinhado político dos dois atuais gestores.
Durante o debate, o candidato JHC foi muitas vezes associado à "velha política" e provocado a falar sobre os projetos concretizados enquanto deputado estadual e federal por Alagoas. Também teve o pai [o ex-deputado João Caldas] e a mãe [atual suplente de senador Eudócia Caldas] lembrados pelos demais concorrentes, como exemplos de políticos que não devem ser seguidos.
"Ele escolheu o partido do Renan Calheiros. Meu pai jamais se humilharia ao Renan Calheiros para conseguir um emprego para mim. O seu filho não tem competência. Ainda bem que você saiu do Ministério Público, que vai ser varrido da vida pública, a não ser que o governador arrume um emprego pra você", falou JHC (PSB) após ser atacado por Alfredo Gaspar e referindo-se ao fato de o filho dele ter ocupado um cargo na Adeal. "O seu projeto de poder, sustentado por Renan e Rui, não deu certo. Está fadado ao fracasso, pois as pessoas querem mudanças", completou JHC.
"Você fez parte do governo Rui Palmeira, indicou o secretário do Meio Ambiente. Recebeu dinheiro da Braskem que destruiu o meio ambiente. Seu pai tirou dinheiro das ambulâncias para os pobres. Sobre meu filho, tenho muito orgulho. Saiu da Adeal homenageado, é um rapaz de caráter, que nem em Harvard você conseguiu obter. Não encontramos solução para os problemas nas suas mãos", rebateu Alfredo.
Já o candidato Davi Filho, também bastante provocado, tentou não entrar no embate e buscou apresentar as propostas de seu plano de governo, citando as "Clínicas da Gente", que pretende criar na capital, e lembrando a importância da parceria com o terceiro setor para que os serviços cheguem à população.
Davi falou ainda sobre a proposta de revitalização da orla lagunar, cujos recursos para investimento já estariam disponíveis, e as obras de saneamento, fazendo com que as praias de Maceió voltem a ser próprias para banho. O candidato ressaltou também que pretende abrir um canal permanente de diálogo com os servidores públicos, de todos os setores. "Todos os servidores terão participação no meu governo. Vou querer um diálogo permanente com o servidor para que, juntos, possamos construir uma cidade melhor", pontuou Davi.
O candidato do PP enfatizou ainda que nunca participou e nunca foi envolvido em nada de corrupção. "Sempre foi muito atuante no meu mandato. Sempre trabalhei muito pelo povo de maceió. Temos os melhores programas de governo e as melhores propostas", destacou.
Os candidatos Cícero Filho (PCdoB) e Ricardo Barbosa (PT) "jogaram a bola" um para o outro e "trocaram ideias" em pleno debate, aproveitando o espaço que tinham para atacar os demais candidatos, em especial os que figuram entre os mais cotados para ocupar o cargo de prefeito da capital alagoana. Na maioria das oportunidades, eles escolheram um ao outro para fazer as perguntas.
Josan Leite (Patriota) também partiu para o ataque e falou sobre as melhorias necessárias para a capital alagoana, mas sem apresentar propostas do que pretende fazer.
Valéria Correia citou, inúmeras vezes, sua experiência como reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e do Hospital Universitário (HU), apresentando poucas propostas concretas para melhoria do cenário vivido atualmente na capital alagoana. Entre elas, disse que irá priorizar o saneamento básico na periferia de Maceió e incentivar a implantação da coleta seletiva nos 50 bairros da capital. Também se posicionou contra a parceria do poder público com o terceiro setor, destacando que os serviços públicos precisam ser ofertados, de fato, pelo poder público.
Citando transparência, Alfredo Gaspar fez questão de falar sobre sua experiência como procurador-geral do Ministério Público Estadual e também como secretário de Segurança Pública de Alagoas (SSP). Em meio ao debate, ele foi questionado por Valéria Correia sobre o apoio que recebe do prefeito Rui Palmeira. Ela lembrou que a saúde de Maceió está um caos e que tem uma das menores coberturas do país em saúde da família.
Somente na segunda metade do debate Alfredo Gaspar citou os apadrinhados políticos. Sobre saúde, ele disse que fará a melhor gestão da saúde que Maceió já teve. "Irei me unir ao governo do estado e governo federal. Farei as 20 policlínicas da família, vou extinguir o Cora, mas darei um passo adiante. Tratarei a saúde pública como prioridade", afirmou.
No penúltimo bloco do debate, JHC foi provocado por Ricardo Barbosa para que justificasse o fato dele se autodenominar a 'nova política'. Na resposta, JHC disse que é a nova política porque vai 'enfrentar o sistema'. "Não temos o rabo preso com as atuais administrações. Vamos enfrentar a máfia dos transportes. Não vamos ter conchavos. Vamos fazer uma administração com uma visão ampla e voltada para a população", disse.
JHC foi alvo de constantes ataques durante o debate
O debate foi mediado pelo jornalista Wyderlan Araújo e transmitido pela TV Mar (Canal 525 da NET), Gazetaweb, Rádio 98,3 FM, Youtube da TV Mar e redes sociais. Oito candidatos com representatividade no Congresso Nacional foram convidados para participar e apenas um deles, Cícero Almeida (DC), não compareceu.
Na internet, o debate da TV Mar foi bastante comentado e os ataques feitos pelos candidatos viraram inúmeros memes que circularam nas redes sociais.
