Política
Cícero Almeida não vai a debate e pode complicar sua votação
Empatado com Josan Leite no último levantamento do Ibope, candidato corre o risco de ficar em quinto lugar na disputa.

Duas vezes prefeito de Maceió (2005 a 2012), Cícero Almeida (DC) tenta voltar ao cargo nas eleições deste ano. Concorreu ao cargo em 2016 e conseguiu ir ao segundo turno numa eleição acirrada contra Rui Palmeira (sem partido), mas foi derrotado.
A nova tentativa em 2020 traz uma diferença marcante em relação aos pleitos anteriores. Pela primeira vez, Cícero Almeida disputa a prefeitura isolado – sem o apoio de grupos políticos.
Desde o início da campanha, o ex-prefeito vem caindo na preferência do eleitor. Nas três pesquisas Ibope/TV Gazeta divulgadas até agora, chegou a 10% em 9 de outubro, caiu para 6% no dia 23% de outubro e para 3% no dia 11 de novembro.
Empatado numericamente com Josan Leite (Patriota) no último levantamento do Ibope, Almeida corre o risco de ficar em quinto lugar na disputa. Isso porque Josan conseguiu crescer de 2% para 3%, enquanto o ex-prefeito caiu de 10% para 3%. Com curvas invertidas, existe a possibilidade de que o candidato do Patriota assuma a quarta colocação e o candidato do DC caia para o quinto lugar.
Com maior rejeição, pouco tempo no guia eleitoral, Cícero Almeida tem aproveitado espaços importantes na mídia. Foi o único a faltar nos dois debates realizados até agora entre os candidatos a prefeito.
Apesar de todos os números contrários, Almeida disse recentemente que não acredita muito em pesquisas e aposta no voto na urna: “A vontade da população está aqui, há pessoas que param para me elogiar e agradecer o que fiz. A voz que a gente ouve é a da rua, mas se a rua estiver errada, eu também vou me render, entendeu? E vou ‘pendurar a chuteira’”, disse Almeida recentemente em entrevista a um site local.
