Política

Filiados do PDT podem ‘implodir’ chapa de JHC e Lessa

Após pressão de pedetistas, aliança de JHC e Lessa ainda não é fato consumado

Por Blog do Edivaldo Júnior 08/09/2020 09h09
Filiados do PDT podem ‘implodir’ chapa de JHC e Lessa
JHC e Ronaldo Lessa. Foto: reprodução.

Nessa segunda-feira, o jornalista Edivaldo Júnior publicou em seu blog sobre o atual cenário político da capital alagoana. De acordo com a publicação, em meio ás convenções, o pré-candidato do PSB à prefeitura de Maceió não sabe quem será seu candidato a vice. E não será uma escolha fácil.

Até o dia 16, quando o partido deverá confirmar o deputado federal JHC como seu candidato a prefeito, devem surgir muitas possibilidades.

A primeira hipótese concreta, no começo da última semana, era a indicação da ex-secretária Adriana Toledo, nome do PSDB defendido por federal Tereza Nelma. A destituição da deputada federal da presidência do partido eliminou essa possibilidade.

Se o nome do vice for de um tucano, será indicado por Rodrigo Cunha, presidente do PSDB Alagoas. A aposta é Herman Braga, assessor do senador que se desincompatibilizou para ficar apto à indicação.

Outra possibilidade seria a indicação de um nome do PSD, O vereador Zé Márcio era o favorito no partido, mas tudo indica que a legenda não ficará mais com JHC.

No sábado, 5,  veio a surpresa. O ex-governador Ronaldo Lessa (PDT) desiste de ser candidato a prefeito para ser vice na chapa de JHC.

A informação foi confirmada por vários dirigentes do PDT. O próprio Lessa admitiu que esse seria o caminho mais provável. No entanto, após pressão de vários pedetistas, avisa que a aliança ainda não é “fato consumado”.

Em outras palavras, a chapa JHC/Lessa pode implodir antes mesmo de existir.

Lessa, já se sabe, não deverá mais ser candidato a prefeito. A saída da disputa se dá em razão de problemas internos, principalmente pela falta de recursos para financiar sua campanha.

Após as reações de vários pedetistas, incluindo vários aliados históricos, Lessa gravou um vídeo para explicar o que está acontecendo com o PDT em Maceió.

“Aqui em Maceió, a proposta é que eu passe a ser vice da candidatura do PSB, que é de JHC. Pois bem, essa é uma proposta concreta que ainda não foi consumada”, diz Lessa.

A aliança com o PSB, explica o ex-governador, seria uma recomendação da direção nacional do PDT.

Veja o que ele diz, na íntegra

“Companheiras e companheiros, nós tínhamos aqui em Maceió vários candidatos a prefeito, quando presidente do PDT nacional, Carlos Lupi, em julho do ano passado, solicita que eu assuma essa candidatura.

E os companheiros que ficaram no partido, Kátia (Born) e Judson (Cabral), aceitaram essa proposta, como o partido como um todo. Pois bem, avançamos até agora. Estamos na fase final, porque já chegamos nas convenções, quando um projeto nacional em Porto Alegre, Curitiba, Rio de janeiro, São Paulo, Recife e Maceió, os dois partidos PSB e PDT estão um apoiando o outro dependendo da capital.

Aqui em Maceió a proposta concreta é que eu passe a ser vice da candidatura do PSB, que é de JHC. Pois bem, essa é uma proposta concreta que ainda não foi consumada. Nós achamos que a candidatura não é minha, ela é do partido, é nacional e nós devemos obedecer quando isso for consumado, se for essa a decisão a ser tomada. Vocês serão avisados”.