Política

PSDB corre risco de “desaparecer” do cenário político em AL

Mesmo tendo eleito o senador Rodrigo Cunha nas eleições de 2018, partido vem desidratando

Por Blog do Edivaldo Jr 15/08/2020 14h02
PSDB corre risco de “desaparecer” do cenário político em AL
Senador Rodrigo Cunha / Foto: Reprodução

Segundo publicação feita no blog do jornalista Edivaldo Jr, o PSDB de Alagoas está enfraquecendo no atual cenário político do estado. O ex-governador Téo Vilela conseguiu fortalecer o partido. No final de 2017 transferiu o comando do tucanato para Rui Palmeira, naquele momento o nome da oposição para disputar o governo contra Renan Filho.

“O ninho tucano em Alagoas maior representatividade até as últimas eleições Para lembrar, eram 4 deputados estaduais, um deputado federal, 17 prefeitos – incluindo as duas maiores cidades do Estado: Maceió e Arapiraca.” Comentou o jornalista.

Mesmo tendo eleito o senador Rodrigo Cunha nas eleições de 2018, o partido vem desidratando. Depois de perder metade da bancada na ALE, divergências internas aprofundaram a crise.

No final de 2019, ainda segundo o jornalista, foi a vez de Rui Palmeira passar o bastão para Rodrigo Cunha. Os dois divergiam sobre a eleição de Maceió e o partido preferiu dar o comando ao senador. Em seguida, o prefeito e vereadores deixaram o PSDB em Maceió, num movimento que foi replicado em alguns municípios.

De acordo com o jornalista, o PSDB corre o risco de “desaparecer” do cenário político e eleitoral, começando por Maceió. O partido tinha 4 vereadores e o prefeito da capital. 

Com a morte de Rogério Teófilo, o PSDB perdeu a prefeitura de Arapiraca e também o comando dos 8 vereadores tucanos no município. Eles já avisaram que vão montar projeto independente.

Os dois deputados do PSDB na Assembleia Legislativa de Alagoas surpreenderam ao anunciar que vão apoiar o pré-candidato a prefeito do PP em Maceió.

“Com poucas chances de eleger prefeitos e vereadores nas maiores cidades de Alagoas (em Arapiraca e Maceió e nas cidades com mais de 50 mil habitantes o partido já é carta fora do baralho na majoritária), o PSDB ainda enfrenta uma batalha silenciosa entre seus dois principais líderes”. Declarou Edivaldo.

O partido até agora não conseguiu confirmar que terá a vaga de vice na chapa de JHC, mas a indicação alimenta uma divisão.

Em nota, a presidente do PSDB em Maceió, Tereza Nelma, avisou que vai indicar uma mulher para compor a chapa majoritária como vice. Rodrigo Cunha, pelo que se sabe, quer outro nome.

“Se continuar assim, não sobrará um “partido” para Rodrigo Cunha disputar o governo em 2022, como pretende. No máximo, terá uma legenda.” Comenta o jornalista.