Política

Presidente da ALE deseja indicar novo conselheiro do TCE, diz jornalista

Edivaldo Júnior afirmou em seu blog que Renan Filho também intenciona fazer indicação

Por Blog do Edivaldo Júnior 14/08/2020 16h04
Presidente da ALE deseja indicar novo conselheiro do TCE, diz jornalista
Foto: divulgação

Segundo o blog do jornalista Edivaldo Júnior, o atual presidente da Assembléia Legislativa de Alagoas, deputado Marcelo Victor (PP), está em campanha de arrecadação de votos para seu indicado ao cargo de novo conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE/AL).  

De acordo com o jornalista, o mesmo não tem intenções de ser indicado, mas de indicar um dos seus. Ainda assim, não há pistas de quem seria o escolhido pelo presidente da ALE. 

Em seu blog, Edivaldo Júnior também informa o interesse do governador Renan Filho (MDB) em indicar o próximo conselheiro. "O governador quer indicar o próximo conselheiro. E, no caso dele, se mantida a decisão do Tribunal Federal da 5a Região a escolha será mais simples – será uma decisão pessoal", disse. 

Edivaldo ainda complementou que "a tese de que vaga aberta por Cícero Amélio é de livre escolha do governador foi reforçada pela PGE. Nesse caso, Renan Filho não vai abir mão de indicar um nome seu. E fará isso sem pressa."

O parecer já publicado pelo procurador-geral do Estado, Francisco Malaquias, garante a Renan Filho o poder de escolher o próximo ocupante da cadeira antes preenchida por Cícero Amélio. 

“Alerto ainda, que em razão da vacância ocorrida com a publicação do ato aposentatório, abre-se a sucessão para a vaga do aposentando, de escolha exclusiva do Governador do Estado, haja vista que se encontram já preenchidos os quatro cargos de escolha da Assembléia Legislativa de Alagoas, o de integrante de auditor do Tribunal de Contas e o de integrante do Ministério Público de Contas.”, diz trecho do parecer, publicado no dia 5 de agosto.