Política

Marcelo Victor é agora o 1o na linha de sucessão de Renan Filho

Presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas pode assumir governo com a candidatura do vice, Luciano Barbosa, a prefeito

Por Redação com Jornal de Alagoas com Gazetaweb - Blog do Edivaldo Junior 09/06/2020 22h10
Marcelo Victor é agora o 1o na linha de sucessão de Renan Filho
Marcelo Victor, Renan Filho e Paulo Dantas - Foto: Foto: Agência Alagoas

Até as eleições deste ano - que podem ocorrer em outubro, novembro ou dezembro - o presidente da Assembleia Legislativa de Alagoas, Marcelo Victor, será o próximo na linha de sucessão do governador Renan Filho.

Com o afastamento da Secretaria de Educação para disputar prefeitura de Arapiraca, o vice-governador Luciano Barbosa não poderá assumir o cargo de governador antes das eleições. Se assumir, se torna inelegível.

Se Barbosa for mesmo candidato – no Palácio dos Palmares ainda se espera que ele “desista” da empreitada – e em caso de vitória, Marcelo Victor poderá ser o próximo governador de Alagoas em eventual afastamento de Renan Filho para disputar as eleições de 22.

Será uma escolha importante. Se assumir o governo, não poderá concorrer a outro cargo, senão à reeleição.

Marcelo Victor, nesse caso, assumiria o cargo interinamente e seria eleito indiretamente pela Assembleia Legislativa - voto para isso ele tem na Casa. E de sobra.

Esse cenário pode levar o grupo do deputado federal Arthur Lira, que é próximo de Marcelo Victor, ao centro do poder em Alagoas.

Nesse caso, o governador também fará sua escolha. Se deixar o cargo para disputar a eleição, seja majoritária (senador) ou proporcional (deputado) terá dificuldades para fazer seu sucessor.

Sem opção

Já o vice-governador Luciano Barbosa não tem opção. Se for candidato a prefeito de Arapiraca perderá a possibilidade de disputar a reeleição de governador.

Se ganhar, está fora, em definitivo. Se perder , pode até assumir o cargo de governador, mas ficará enfraquecido politicamente, sem chances de liderar uma eleição majoritária, mesmo com a “caneta na mão”.

O que diz a Lei

Os principais especialistas em matéria eleitoral já avisaram. No caso do afastamento do vice e se houver renúncia do governador, nos últimos dois anos de mandato, será realizada uma nova eleição, mas indireta.

O nome será escolhido pela Assembleia Legislativa. Desde já, anote aí, Marcelo Victor ganha mais musculatura na política alagoana. Mas essa é outra história