Política

Três secretários deixam governo de Alagoas e um ainda pode voltar

Dois dos que são candidatos declarados a prefeito em São Miguel dos Campos e Atalaia, respectivamente

Por Redação com Blog do Edivaldo Júnior 07/06/2020 17h05
Três secretários deixam governo de Alagoas e um ainda pode voltar
Cecília Rocha e Fernando Pereira. Foto: reprodução.

Até o início desta semana, cinco secretários de Estado poderiam desfazer o impedimento para disputar as eleições. O Silêncio de alguns, no entanto, indicavam uma decisão que viria de última hora, e talvez por isso, o Diário Oficial do Estado do dia 5 só tenha se tornado acessível na internet neste sábado, 6.

Dos nomes que se especulavam, dois ficaram no governo. Mellina Freitas permanece na Cultura e quem deve disputar a eleição de prefeito em Piranhas é um de seus irmãos.  Já Arthur Albuquerque, que poderia disputar a eleição em Limoeiro de Anadia, fica na Secretaria do trabalho.

Dois dos que saíram são candidatos declarados. Fernando Pereira, deixou a Pasta do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e é pré-candidato em São Miguel dos Campos. Cecília Rocha deixou a Ciência e Tecnologia e será candidata a prefeita de Atalaia.

Já o vice-governador, segue como dúvida. Luciano Barbosa Ele deixou a Pasta da Educação para ser candidato a prefeito de Arapiraca, mas ainda não confirmou publicamente sua pré-candidatura.

Há muita gente forte, como o próprio governador Renan Filho, que trabalha para que Luciano Barbosa não dispute a prefeitura. Caso o governador mude de ideia, existe a possibilidade de ele trocar a eleição deste ano pela probabilidade de assumir o governo em abril de 2020 ou antes disso, com direito a concorrer à releição. Também há a opção de tentar ser prefeito pela terceira vez ou de ser o primeiro governador de Arapiraca.

Independente da decisão, é improvável que seja tomada agora. Barbosa tem as convenções (entre julho e agosto) para fazer a sua escolha. Até lá, continua no “comando” da Educação. O mesmo para Fernando na Semarh e Cecília na Secti.

O governador decidiu nomear interinos para os cargos, indicados pelos ex-titulares. E só vai efetivá-los ou trocá-los depois das eleições.