Política

Liminar determina que WhatsApp bloqueie disparo de meme com deputados alagoanos

No vídeo, os parlamentares são associados às mortes decorrentes da pandemia do novo coronavírus

Por Cada Minuto 19/05/2020 12h12
Liminar determina que WhatsApp bloqueie disparo de meme com deputados alagoanos
Meme do caixão/Reprodução - Foto: Reprodução

Em decisão liminar nessa segunda-feira (18), o juiz Pedro Ivens Simões França, da 2ª Vara Cível de Maceió, determinou ao facebook a retirada ou o bloqueio total de contas que fizeram disparo em massa - via WhatsApp - de uma montagem em vídeo onde o deputado federal JHC (PSB) e o deputado estadual Davi Maia (DEM) aparecem no “meme do caixão”, quando homens dançam enquanto carregam um caixão.

Conforme divulgado pela assessoria de Comunicação do Tribunal de Justiça de Alagoas, a empresa deverá ainda fornecer, em 48 horas, informações sobre as contas envolvidas, sob pena de multa diária no valor de R$ 1.000,00.

Na última quarta-feira (13), o autor do processo, JHC, recebeu em seu Whatsapp o vídeo onde ele e outros políticos são associados às mortes decorrentes da pandemia do novo Coronavírus.  

“A mensagem é notadamente ofensiva à honra e imagem do autor, ao criar uma conexão com a imagem de pessoas que estão em uma espécie de funeral de celebração à morte, que acontece em Gana, país africano. A montagem ou meme (como é conhecida nas redes sociais) traz uma associação negativa da imagem do autor, em razão do atual estágio vivido pelo país, no que concerne à pandemia da Covid-19”, ressaltou o magistrado. 

Os parlamentares chamaram a atenção para o fato de terem sido alvos do ataque virtual depois de cobrarem publicamente do governo estadual informações sobre o uso de recursos públicos no enfrentamento a Covid-19.