Política

Deputada protocola indicações para que governo siga recomendações do comitê científico

Fátima Canuto protocolou três indicações para estabelece procedimentos de regulação do acesso aos leitos de UTI

Por Blog do Bernardino 11/05/2020 17h05
Deputada protocola indicações para que governo siga recomendações do comitê científico
Reprodução

O blogueiro Bernardino publicou, nesta segunda-feira (11), em seu blog sobre as indicações que a deputada deputada estadual Fátima Canuto (PRTB/AL) protocolou no dia de hoje.

Segundo ele, a deputada protocolou três indicações, nesta segunda-feira (11), solicitando ao Governador Renan Filho que siga as recomendações do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, estabelecendo procedimentos de regulação do acesso aos leitos de UTI; a implantação da Coordenação Estadual Política e Técnica de testagem para a covid-19 e para que a Sala de Situação e Controle adote os critérios do comitê.

Na primeira indicação, a parlamentar diz que o Comitê recomenda que todos os Estados estabeleçam procedimentos de regulação de acesso aos leitos de UTI a partir de critérios técnicos, clínicos e sanitários, com o objetivo de organizar fila única de acesso da população aos serviços de forma universal e igualitária.

Além disso, o comitê também recomenda que os estados adotem medidas para requisição da totalidade de leitos e definam protocolos de atendimento que permitam o acesso às vagas de UTI por meio de suas centrais da regulação.

Sobre a coordenação estadual política e técnica de testagem, Canuto reforçou que os testes são necessários para o combate à pandemia e que a implantação de uma coordenação claramente definida para atender com urgência à quantificação e ampliação de capacidade de testes, que se comunique diariamente com os laboratórios responsáveis pelos testes.

Sala de situação e controle

Na indicação a parlamentar diz que o comitê está disponibilizando aos governos estaduais uma sala de situação e controle com gráficos e informações atualizadas em tempo real que serve de apoio para tomada segura de decisões e permite visualização da evolução do contágio e sua cartografia, características dos pacientes atendidos, identificação de casos por geolocalização.

Por fim, a parlamentar disse que a integração da gestão por meio dessa ferramenta fortalece a assertividade das ações dos governos e permite que os agentes públicos atuem sustentados por conhecimento científico.