Política

Renan e Rui se alinham para combate ao novo coronavírus

A parceria formada para as eleições municipais foi deixada de lado e deu espaço ao enfrentamento da pandemia

Por Blog do Edvaldo Júnior 03/05/2020 11h11
Renan e Rui se alinham para combate ao novo coronavírus
Reprodução

O governador de Alagoas, Renan Filho, e o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, deixaram as divergências de lado para montar um palanque comum nas eleições municipais deste ano na capital alagoana. Mas no momento, a campanha eleitoral foi deixada de lado e eles estão alinhados em torno das medidas de enfrentamento do novo coronavírus.

Jutos, governador e prefeito anunciaram as primeiras medidas de isolamento social em vigor desde 20 de março no Estado. Agora, os dois estão combinando ampliar ou “endurecer” essas medidas já a partir desta segunda-feira (4).

Renan Filho anunciou em entrevista à TV Gazeta na noite desse sábado (2) que vai decidir junto com o prefeito as novas regras de distanciamento social.

“Ainda antes desta entrevista eu recebi uma ligação do prefeito de Maceió, Rui Palmeira. Vou ligar para ele ainda hoje a noite… Mas o que é fundamental dizer é que o Estado precisa ampliar o isolamento social para a gente oferecer mais leitos, para a gente estar mais preparado para atender o cidadão e para evitar que ocorra em Alagoas o que está ocorrendo em outros estados com toda a rede hospitalar colapsada”, apontou o governador.

Em seguida, Rui Palmeira postou vídeo em seu perfil no Instagram, com o resultado de sua conversa com o chefe do Executivo estadual.

“Gente hoje (ontem) dia 2 de maio acabei de conversar com o governador Renan filho e com diretor da Santa casa Dr Artur Gomes Neto e a situação de Maceió em relação a leitos e sobretudo de UTI é muito delicada. Para vocês terem uma ideia, nós disponibilizamos 50 leitos SUS para tratar o Covid-19 na Santa Casa e no dia de hoje (ontem) esses leitos estão completamente lotados. Não há mais vagas. E o que acontece com os outros hospitais aqui de Maceió é algo muito semelhante”, disse o prefeito em vídeo postado no Instagram.

O prefeito pediu para que todos fiquem em casa para evitar “tenhamos um colapso da nossa rede hospitalar nos próximos dias” e adiantou neste domingo ou na segunda-feira “o governo e a prefeitura vou anunciar novas medidas em relação ao distanciamento social”.

Nas novas regras, o uso obrigatório de máscaras será ampliado em Alagoas, especialmente em Maceió. O governo também promete um “endurecimento” das medidas que já estão em vigor e trabalha com a possibilidade de decretar o lockdown ou bloqueio total. O objetivo é reduzir a circulação de pessoas para tentar desacelerar o avanço da Covid-19 no Estado.

Capital

Algumas das medidas mais duras podem e devem ser reservadas, nesse momento, para Maceió. Isso porque o rápido crescimento dos casos de Covid-19 na capital pode levar a rede de saúde do município a colapsar nos próximos dias.

De acordo com o Informe Epidemológico número 47 da Secretaria de Saúde de Alagoas, atualizado até as 12h do dia 2 de maio, mais de 80% dos casos do confirmados de Covid-19 no Estado são de moradores da Capital.

No período entre 26/02 e 2/5/2020 foram notificados 3.872 casos em Alagoas. Desses, 1.699 foram descartados por critério laboratorial e 2 por critério clínico-epidemiológico. Os confirmados por critério laboratorial somam 1.371 e 800 estão em investigação.

Dos casos confirmados, 1.124 são de Maceió. A capital ainda registra  41 dos 58 óbitos por covid-19 em Alagoas até o dia 2 de maio.

Diante deste quadro, o prefeito Rui Palmeira alertou que já não há mais vagas, neste momento, em leitos do SUS disponibilizados pela prefeitura nos hospitais privados ou filantrópicos da cidade.