Política

Arthur Lira pode ser o

Deputado federal de Alagoas é líder de um bloco com 221 parlamentares e tem se aproximado do Palácio do Planalto

Por Redação com Jornal de Alagoas com Gazetaweb - Blog do Edivaldo Junior 28/04/2020 23h11
Arthur Lira pode ser o

Arthur Lira (PP) tem se aproximado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Líder do Bloco que reúne, hoje, 221 deputados federais (PL, PP, PSD, MDB, DEM, SD, PTB, PROS, AVANTE) ou 40% de toda Câmara, o parlamentar alagoanos surge como "nome" capaz de dar sustentação ao governo na Câmara dos Deputados.

A “aproximação” vem sendo alimentada por “notícias” na mídia nacional e por um vídeo que vazou de um encontro que os dois tiveram na semana passada, em que Jair Bolsonaro manda mensagens para os filhos do deputado federal.

Arthur Lira vai indicar o presidente do Banco do Nordeste, segundo versão da Veja. Já o blog de Lauro Jardim (O Globo) afirma que Bolsonaro teria prometido o FNDE, com um orçamento de R$ 50 bilhões ao líder do chamado Centrão.

Lira nega as indicações. E avisa que a indicação de nomes para o BNB é “mentira”.

O deputado federal de Alagoas, no entanto, está mais próximo de Bolsonaro e seria, hoje, o nome preferido pelo Palácio do Planalto para suceder o atual presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia.

Confirmada a aliança do bloco com o Palácio do Planalto, Lira daria sustentação política ao governo de Bolsonaro na Câmara dos deputados, com peso não só para aprovar projetos de interesse do governo, mas também para barrar - se for o caso - o avanço de um processo de impeachment.


Num estilo “mineiro”, Arthur Lira evita declarações públicas sobre as conversas com o presidente. Discreto, ele tem aproximado o Centrão do governo, justo num momento em que Jair Bolsonaro mais precisa de apoio do Congresso Nacional.

O único risco que o líder do Centrão corre é de sair mais forte nesse processo. Já o presidente Jair Bolsonaro….