Política

Prefeito critica governo de AL por demora em testes de Covid-19

Resultado do teste do caso confirmado levou 21 dias entre a notificação e a confirmação

Por Da Redação 20/04/2020 18h06
Prefeito critica governo de AL por demora em testes de Covid-19
Reprodução

Ao anunciar, nesse sábado, 18, que Arapiraca teve o primeiro caso confirmado de Covid-19, o prefeito do município, Rogério Teófilo (PSDB/AL) criticou o governo de Alagoas pela demora no resultado dos testes.

Segundo Teófilo, o resultado do teste do caso confirmado levou 21 dias entre a notificação e a confirmação, tempo suficiente para que o paciente fosse curado da doença, antes mesmo de saber se de fato era Covid-19.

Em entrevista ao telejornal AL TV 1a Edição, da TV Gazeta, o prefeito cobrou respostas mais rápidas dos exames de Covid-19. “Estamos trazendo a parte nossa, mas tem um hiato, um vazio, que o Estado está deixando em termos de seus exames. A demora de fazer os exames, os testes para Arapiraca é muito grande, então isso é uma coisa que a gente está cobrando diuturnamente do Estado e do governador do Estado”, disse.

Em seu perfil no Instagram o prefeito comunicou o primeiro caso e aproveitou para mais uma vez reclamar do governo do Estado.

“Pessoal, fomos informados do primeiro caso positivo de Coronavírus em Arapiraca. O paciente foi acompanhado desde os primeiros sintomas e hoje já está curado. Vejam bem, eu falei no vídeo que aguardamos 11 dias o resultado do teste por parte do laboratório central do estado, mas na verdade foram 21 dias!”, disse.

Teófilo informou ainda que já pediu autorização para fazer os exames no próprio município. “É urgente que o Governo autorize a realização dos testes dos Arapiraquenses por aqui e nós já apresentamos proposta para ajudar. Além disso, Iremos receber uma quantia de teste rápido do Governo Federal e a Prefeitura vai realizar a compra de outro lote para acelerar a testagem dos casos suspeitos na nossa cidade”.

Primeiro caso confirmado

A Secretaria de Saúde de Arapiraca confirmou o primeiro caso de Covid-19 no município. Apesar de só divulgado na tarde no sábado (18), o paciente foi notificado no dia 27 de março, apresentando sintomas de síndrome gripal e desconforto respiratório.

O paciente, segundo o prefeito Rogério Teófilo (PSDB), já está curado e teria vindo de São  Paulo.

De acordo com a Secretaria, o paciente foi “submetido a exame sorológico e o resultado foi positivo”.

De acordo com o órgão,  todas as pessoas que mantiveram contato direto com o paciente estão sendo monitoradas pela Vigilância Epidemiológica do município. “Até o momento, nenhuma delas apresentou sintoma”, diz a nota.