Política

Guia eleitoral é marcado por ausência de candidatos

TRE orienta que prejudicados entrem com representação junto ao órgão

Por Redação com Agência 31/08/2018 16h04
Guia eleitoral é marcado por ausência de candidatos
FOTO: GILBERTO FARIAS

No primeiro dia de exibição do guia eleitoral na televisão apenas quatro candidatos ao Senado se apresentaram na tarde desta sexta-feira (31). Com início às 13h, com duração prevista de 25 minutos, mas ocupou apenas 8 minutos e 27 segundos do Horário Político Eleitoral Gratuito Obrigatório.

De acordo com a programação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) definida por sorteio na presença de representantes dos partidos, a coligação "Reconstruir Alagoas" (PCB e PSOL) abriria o guia eleitoral, mas a tela azul permaneceu no ar durante os 12 segundos disponibilizados para a coligação.

Em seguida, foi a vez da coligação "Avança mais Alagoas" (AVANTE, DC, MDB, PC do B, PDT, PHS, PMB, PMN, PODEMOS, PPS, PR, PRP, PRTB, PSD, PT, PTB, PV, SOLIDARIEDADE), dos candidatos ao Senado, Renan Calheiros (MDB) - que busca a reeleição - e Maurício Quintella (PR). Ambos lembraram suas ações em favor do estado, no Senado e na Câmara Federal, respectivamente, apresentando também os jingles de campanha. 

No mesmo espaço, Maurício também apresentou obras realizadas enquanto ministro dos Transportes no governo de Michel Temer.

Na sequência, foi a vez dos candidatos da coligação "Alagoas com o Povo" (DEM, PP, PRB, PROS, PSB, PSC, PSDB, PTC), quando Rodrigo Cunha (PSDB) e Benedito de Lira (PP) fizeram discursos distintos. Enquanto Cunha adotou a postura de mudança do atual cenário político, defendendo uma renovação, Lira - candidato à reeleição - chamava a atenção do eleitor, lembrando-o que, no pleito deste ano, serão escolhidos dois senadores e que um dos votos deve ser dele. Biu também apresentou projetos executados em Alagoas durante seus seus anos de mandato como senador da República.

Após as apresentações dos quatro candidatos, nenhuma propaganda voltou a ser veiculada, com a tela azul permanecendo até o término do horário eleitoral, sem que fossem exibidas as propostas da coligação Muda Alagoas de Verdade (PATRI, PPL, PSL) e do Partido da Causa Operária (PCO), além dos candidatos a deputado estadual e governador.

Um portal local entrou em contato com as assesorias dos candidatos e foi informado que a "ausência" deu-se em decorrência de um erro da emissora repetidora, a TV Pajuçara. Segundo a diretora de conteúd do Sistema Pajuçara de Comunicação, Daniella Sarmento, a empresa está analisando o caso, acrescentando que irá se posicionar, sobre o ocorrido junto ao TRE.